Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUINA

Doença contagiosa aguda do trato respiratório,tendo como sinonímia gripe dos letões ou influenza suína. Doença com alta morbidade e baixa mortalidade, é uma zoonose e, é causada por um vírus SIVs H1N1. ( que vivi em mutações). Quando sozinho o vírus causa apenas doença respiratória, mas quando associados ao Haemophylus pleuropneumoniae ou Pasteurella multocida, pode causar uma patologia severa.
O seu modo de transmissão não é totalmente conhecido, mas observa-se que é mais comum a via respiratória através de aerosois. O período de incubação do vírus pode variar de 2 a 7 dias, embora alguns sintomas podem surgirem antes e perdurarem por 5 dias, onde os sintomas são febre alta,anorexia,prostração, leucopênia, dores musculares,dispneia,espirros,tosses, conjuntivite, descarga nasal seromucosa e considerável perda de peso.
Quando tratado, a recuperação começa entre 4 a 6 dias,e as lesões mais evidentes são:congestão das mucosa das vias respiratórias superiores, edema e aumento do volume dos linfonôdos cervicais e mediastinicos. No pulmão há vários lóbulos com áreas de hepatização vermelha escura e exudato espumoso nas passagens aereas.Microscopicamente há focos de necrose coagulativa nos alveolos e no epitelio bronquiais, reações inflamatórias exudativas nos bronquios,bronquiolos e alveolos, como também áreas de atelactasia com espessamento dos septos alveolares.
O diagnostico pode ser feito pelos sintomas clínicos, sendo o conclusivo o feito através de exames laboratoriais com o isolamento do vírus das secreções nasais ou do pulmão em cultivo celular ou em ovos de galinhas embrionados. Todo material a ser remetido a laboratório deve estar acondicionado na refrigeração. Pode-se também fazer o teste de inibição da hemoaglutinação, onde se verifica o aumento do número de glóbulos brancos, feita em duas coletas com intervalo de 3 a 4 semanas de uma para a outra.
As medidas terapêuticas se basea-se no uso de expectorantes e antibióticos, no intuito de combater, não o vírus( não há remédio para vírus), mas as infecções secundárias, associados aos cuidados com o ambiente que possa favorecer ao vírus. A profilaxia são os cuidados de higiene e uma boa alimentação.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

OFTALMOPATIAS ASSOCIADAS A LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

A leishnaniose visceral canina (LVC), é uma zoonose de relevada importância, uma vez de é uma doença cosmopolita e sua transmissão se faz predominantemente pela picada da fêmea de flebotomineos infectados com o parasita. O calazar tem como agente etiológico a Leishmania chagasi , Leishmania infantum, embora alguns autores a considerem da mesma espécie e a Leismania donavani.
As manifestações oculares e perioculares, embora ocorram concomitantemente com outros sinais sistémico, podem constituir a primeira alteração aparente da LVC, manifestações que também ocorre em humanos,embora com menos incidência que nos cães. Em pesquisa recente 48%dos cães estudados apresentaram alguma deformidade ocular que vai da blefsrite (23,9%), tiveite(20,8%),conjuntivite (19,8%), ceratoconjuntivite (18,7%),alopecia periocular(12,5%)panuveite (7.3%), deslocamento de retina (7,3) e ceratite (6.2%), sendo as mais frequentes.
Assim, o diagnostico precoce da doença é importante no controle epidemiológico da mesma e permite a restauração da rigidez ocular com consequente manutenção da visão. Por ter ampla variedade e intensidade de patologia oculares associadas a LVC, esta zoonose parasitária deve ser considerada no diagnostico diferencial de todas as alterações oculares e perioculares nos cães residentes em áreas endémicas ou oriundos destas regiões.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

TEMPO DE FARTURA

Embora, no inicio do ano nos leva-se a crer em uma quadra invernosa ruim, o tempo modificou e as chuvas caem no cariri cearesse a vontade. O mais importante, de noite chove,de dia faz sol. Nada melhor para a lavoura do que esse tempo.
As previsões de uma seca verde foram afastadas, pelo menos em nosso cariri, pois dos 131 açudes controlados pelo governo, 50 já se encontram sangrando e os outros com 80% ou mais da sua capacidade de suporte. Caso essas precipitações continui por mais alguns dias, creia que os restantes dos açudes cearesses, também iram sangrar.
Estar sendo e vai aumentar a fartura de legumes nos centros de abastecimentos, parecendo que a previsão do nosso cantador maior, Luiz Gonzaga, esta dando 20 espiga em cada pé. O feijão já sofre com tamanho aguaceiro, porem ainda vai da muito.
Pelo menos, este ano, o cearesse do campo não vai reclamar com a falta de chuva, contudo, os cearesses citadinos, estão sofrendo com a falta de planeamento nas vias de escoamentos das água pluviais, e haja buracos para serem desviados. Quem sabe no final da quadra invernosa o cariri não revele vários pilotos para a formula 1

terça-feira, 21 de abril de 2009

O QUE GENE HALOTANO

E um gene que esta intimamente ligado a fator predisponente do estresse animal, podendo levar a hipertermia maligna, também ligada a produção de carne magra e infelizmente relacionada com a carne PSE (pale, solf and exudative). Em 19991, Fujji et. al., encontrou a mutação no gene que codifica para o receptor rianodina do músculo esquelético, correlacionada a hipetrermia maligna. Utilizando testes invasivos (reação em cadeia de polimerase - polimorfismo do comprimentos de restrição), conseguio determinar três genótipos: HalNN(normal e dominante) HalMN (heterozigoto) e Halnn (sensível e recessivo) e com esses conhecimentos avaliar as melhores estratégia de cruzamentos.
Como a tendência do mercado é sempre superar os índices de produção,vai ficar limitada a adoção de melhor potencial genético por aqueles criadores que não se especializarem e conhecerem as estratégias de cruzamento. Uma vez que o gene halotano requer fatos predisponente para salientar e provocar efeitos negativos na produção. Entre estes efeitos estão o manejo, quer produtivo ou reprodutivo e, ate mesmo o manejo de abate e conservação da carne.
A compra de animais geneticamente melhorado (MS 60, AGPIC 415, AGPIC 425, etc), utilizados em larga escala por grande partes dos criadores, não deveram ter cruzamentos aleatórios, uma vez que poderá estimular em seus F-1 as ações do gene halotano. Deste modo, com o passar dos tempos, os curiosos da criação de suíno, irão aos poucos desaparecendo ou estarão fadados a problemas produtivos e reprodutivos, que em tempo não muito longo, entraram na falência.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

PEC NORDESTE 2009

O PEC NORDESTE, o maior evento nordestino do setor pecuário, será realizado de 15 a 18 de Junho de 2009, no centro de convenção em Fortaleza. Como é de costume a Escola Agrotécnica do Crato, hoje IFET CEARÁ- campus Crato, enviar alguns de seus técnicos do setor zootecnico para participar do evento. Contudo, surge a ideia deste ano o envio de uma caravana da própria instituição, uma vez que vários técnicos de vários seguimentos zootecnicos demonstraram interesses na participação do PEC-NORDESTE.
Caso se concretize, todos os setores zootecnicos do IFET-CEARÁ - campus Crato, será contemplado na participação de cursos e feiras.

domingo, 19 de abril de 2009

PEDRA DO CLARANÂ

A chapada do araripe, que tanto nos encanta de beleza e fartura do lado do ceará, com suas inumeras fontes perenes de água, foi madrasta do outro lado da encosta, do lado do pernambuco, pois é pobre em relação a esse líquido.
Contudo deu-lhe a dadiva de possui uma escultura natural com a assinatura do criador, a Pedra do Claranã. Escultura feita por Deus e fornecida aos Bodocoensses, onde nas nossa imaginações de criança vagava todos os mitos e lendas daquele colosso natural. Não importava a distância (cerca de 12 km), era ponto certo nas férias, nem que fosse apenas uma vez, era como, ao subí-la ,aproximar -se de Deus. Era assim que nos sentimos diante da magnitude da pedra. Flora exuberante, fauna inacreditável, no meio das macambiras, catolés, xique-xique, mandacarú a presença do criador ficava mais visível e próxima, permitindo a nossa imaginação de criança vagar no imaginário daquela dimensão.
Grutas, caldeirões e as soldas nas pedra nos afirmavam a importância de sua grandeza, e agredecemos por ali estar e podermos desfrutar das mais diversas opções que a natureza nos ofertava.
No sopé da pedra, a mãe natureza colocou um verdadeiro requem de planta frutíferas, com predominância de mangueiras, como que dizendo aos visitantes, " não deixe nada além de saudades e não leve nada mais que lembranças", pois esse local foi feito para que todos os desfrute e sinta a presença incontestável do criador.
Hoje, mais de 30 anos, lamento que poucos, ate mesmo alguns conterrâneos, não tenham tido a oportunidade que tive em poder corre, brincar, nadar, explora e acima de tudo sentir-me livre na imensidão da PEDRA DO CLARANÂ.

IFET-CRATO MELHORA PLANTEL DE SUINO

O IFET-CEARÁ campus Crato, busca mais uma vez estimular a criação de suino de alto potencial genetico, e desta vez nada mais, nada menos que o AGPIC 415 e 425 da Agroceres. Animal produtor de carne magra e de alto redimento de carcaça, especialmente em cortes nobres, com mínima espessura de toucinho e elevado rendimento de lombo, pernil, carré e paleta, sem contar com o alto libido e vigor de cobertura. Somado a tudo isso o percentual de transmição a sua progene. Agregado a esse reprodutor mais um terno de CAMBOROUGH 23, onde estão presenta habilidade materna, longevidade produtiva, extrema adaptabilidade e alta flexibilidade de manejo, conferindo sua alta performace.
Aliado a essa nova incorporação tecnologia, o IFET campus Crato já conta com linhagem pura e mestiça de Large White, Landrace, Duroc e MS 60, os quais lhe conferia o titulo de melhor núcleo de suinocultura do ceará.
Assim como as demais linhagem, a direção IFET campus Crato, tão logo estabeleça a estabilidade destes novos produtos, também colocará a disponibilidade da comunidade Carririense, onde o objetivo principal, continua sendo, a pecuária familiar, uma vez que a referida exploração pode ser manejada por qualquer membro (mulher, criaças,etc) da prole.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MATADOURO PÚBLICO FECHADO

Ate que em fim, o ministério público em Juazeiro do Norte toma coragem e fecha aqulo que chamavam de abatedouro, o que constituia uma ameaça a saude de todo povo caririense, uma vez que todos os abates eram ali feitos (Exceto Barbalha).
Espero que os Prefeitos do triagulo Crajubar agora se movimente e busque entender que a melhor medicina é a preventiva, onde os custo de investimentos são bem menores e com melhores resultados. Chegou o momento de Crato e Juazeiro do Norte aproveitarem essa onde de consocio e construirem um abatedouro de vergonha, digno da importância desta duas cidades e de seu povo.
Espero que muitas maselas desapareça com esse fechamento. Parabens ao servidores do ministério público, que embora lidem com direito, tem maior esclarecimento do que os secretários de saude das duas cidades.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CADÊ NOE

O clima anda cada dia mais doido, pois o mes de abril no cariri deveria ser a época de diminuição do período chuvoso, mas com as alterações climáticas os modificaram, pois passamos o mes de março, mes de são José, quase sem chuvas. Contudo a mesma veio em abril com força total, causando destruições nas cidades, especialmente naquelas que não se prepararam em infraestrutura,como é o caso do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, onde qualquer piguinho provoca uma inudação.
Foi o que aconteceu neste dia 13/04/2009, onde as três cidades foram literalmente inudadas com a quantidade de chuvas no cariri. Por outro lado, muitas precipitações não são preferencialmente bons para a agricultura, pois nossos solos não suportam muitas chuvas, com excessão do milho,as outras culturas sentem com muita água . Não sei, mas se não houver uma tregua com são Pedro, em vez de ser benefica, as chuvas seram problemas para a agricultura caririense.
Ate mesmo os saites de metereologia não consegue se quer fornecer dados certo quanto a precipitações, demostrando em suas formatações erros descomunais em suas previsões.
O melhor que podemos fazer e pedir que não mais " chova três dias sem pará", mas pedir para "chover de mancinho". Desta forma sim, teremos uma boa produtividade.

ABUSO DE PODER

E catastrofica o excesso de poder imposto pelos militares da CPRV do estado do Ceará, pois os comadados de EL CID,vêm a cada dia humilhando o povo caririense,com tratamentos autoritários e ameaças a toda comunidade do triagulo crajubar.
Sem o menor preparo, os ditadores de EL CID destrata todos os cidadões que tem a infelicidade de os encontrar. Esquecem os referidos militares que somos nos que garantimos o seus empregos, pagamos os seus soldos e damos a eles uma posição no setor de segurança.
No mínimo deverimos ser tratados de forma civilizada, estejamos ou não dentro da lei. O que mais coloca em duvida a atuação destes servidores publicos é o medo que os mesmo nos transparece quando vão enfrentar um ladrão ou criminoso, pois os mesmos morrem de medo de os enfrentar, fogem para a guada florestal, mais um local ocioso para a milicia.
O pior é que não temos a quem recorrer, estamos a deriva e aos mal tratos deste bando fardado, que a principio deveria nos dar segurança,mas ao contrario, nos denigre,como as leis fossem por eles elaboradas.
Deputados que diz nos representa, falem por nos, busque coibir esses abusos discricionarios desta alcateia fardada.

terça-feira, 7 de abril de 2009

CURSO DE ZOOTECNIA DO IFET-CRATO

A formatação do curso de bacharelado em zootecnia do IFET-CRATO já estar pronto, será mais uma atitude pioneira na região do cariri, que a cada dia evita que seus filhos tenham que se afastar da região em busca de seus aprimoramentos.
O professor Antonio Robson B. Xenofonte, formatador deste novo curso, espera a data para apresentação ao seus pares, a grade curricular do curso, onde pretende agregar mais conceitos dos vários colegas, para que o novo curso seja concluído com a participação de toda comunidade educacional deste IFET.
Há urgência na conclusão, uma vez que a data limite para apresentação no MEC é o dia 6 de Junho de 2009, data em que o IFET-CRATO pretende colocar todo o curso na mesa do senhor ministro da educação.
Para maior celeridade e maior número de curso, há uma equipe composta de 5 professores de informatica, formatando o curso de ciência da computação, que vai contituir mais um curso de nível superior da instituição para o ano de 2009.
O diretor Joaquim Rufino Neto, estar estimulado mais ainda para o ano de 2010, pois pretende implantar outros cursos superiores no IFET-CRATO, dando enfase ao curso de Medicina Veterinária.

INCLUSÃO DIGITAL

Agora é pra valer, o IFET-CRATO, estar enviando no proximo dia 23 Abril a Brasilia os Professores Agliberto e Ricardo para participarem da segunda fase do tele centro de inclusão digital, projeto do ministerio da comunicação em convênio com o ministério da educação, que visa a instalação de pelo menos um centro digital em cada municipio brasileiro.
A primeira fase, foram preparados 32 instituiçôes da rede de ensino tecnológico federal e nesta nova etapa, todas as demais instituições.
Este treinamento é para tornar cada IFET centro de multiplicação na preparação de novas turmas, por isso é que a nossa instituição foi uma das escolhidas, por ter em seu quatro de profissionais, servidores capacitados e competentes quando se fala em informática.
O IFET-CRATO esta preparando um laboratório todo equipado com 10 computadores e provedor próprio, para que toda a comunidade tenha acesso gratis a internet, especialmente aqueles que se encontram excluido do mundo informatizado.
Mais uma vez a rede tecnológica parte na frente, no intuíto de buscar minimizar o número de excluídos e recolocà-los em pé de iguadade com aqueles que são mais abastardos. Essa é a idéia do diretor Joaquim Rufino Neto, dirimir as mazelas daqueles que não tiveram oportunidade de buscar novos caminhos, e que agora as têm.

domingo, 5 de abril de 2009

FRUSTAÇÃO

Após vários dias de procura e pesquisa incessante de noticias do setor agropecuário do cariri cearense, fator principal da criação deste blog, venho a uma frustação, pois nem o sindicato dos trabalhadores rurais, nem tão pouco a EMATER-CRATO, possui noticias atualizadas ou desatualizadas, ficando as informações a critério da sua sede matriz, que pouco ou nunca têm noticais focalizando a nossa região.
Em contato com alguns colegas destas duas entidades, os mesmo também sente destes informativos, mas nada podem fazer, uma vez que as informações também chegam a eles de forma fracionada e mais como ordem de seviço(EMATER) ou como posicionamento de ação por parte do sindicato maior(CUT).
Contudo, não vamos perder os estimulos, pois as chuvas que caem nos últimos dias ,nos dão um enorme alento para continuarmos na luta e já podemos observar alguma fartura da nossa agricultura chegando no centro de abastecimento. Tem bastante milho e feijão verde com preços bastante convindativos. Não muito menos, os quantitativos de legumes e frutas. A feira no centro de abastecimento estar bastante coloridade e convidativa.
Outra frustação foi a secretária de agricultura do municipio, onde a mesma só existe e tem titular, mas não tem projeto, nem no setor agricola, nem no setor social, é inerte e só sabemos que existe essa secretária se olharmos o organograma da prefeitura. Não vamos aqui tomar aspecto partidário contra o senhor prefeito, pois cabe ao seu secretario sair do marasmo e apresentar ao nosso gestor executivo, projetos viaveis que consolide as atividades agropecuárias dos trasbalhadores caririense.
Trenho certeza, que se o projeto for bom, receberá apoio total do nosso prefeito, porem o mesmo não pode estruturar e realizar todas as atividades que necessita o nosso municipio, ate porque é para isso que existe secretários, para servir, não ao prefeito, ate porque ele não precisa, mas ao povo do crato.
Secretário de agricultura do municipio do Crato.... Acorda... move-se, sai desta letargia.... já tem urubu pessando que "tu morreu".

quinta-feira, 2 de abril de 2009

IMPLANTAÇÃO DO IFET-CRATO

No dia 31/03/2009, a Escola Agrotécnica Federal do Crato teve seu termino, passando a instituição a chamar-se IFET- CRATO. Para tanto foi recebido o magnifico reitor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, que emplalestra em nossa entidade, buscou estimular toda a nossa comunidade, como também conhecer um pouco da realidade das escolas agrotécnicas, uma vez que nos seu 30 anos de atividades no ensino técnico, só militou nas áreas de industrialização e serviço.
O magnifico reito ficou encantado com as estruturas aqui existente, vislumbrando com a implatação de cursos de bacharelado no contesto do IFET-CEARÁ. Medidas já estão sendo tomadas para implantação de varios cursos superiores nesta nova entidade educacional, uma vez que a mesma já nascer grande, sendo hoje considerada a 6 entidade educacional maior do mundo.
Após explanar a formatação do organograma ( provisório) do IFET-CEARÁ, com seus respectivos campis e futaras ampliações, abril a pauta para debates, onde foram dirada todas as duvidas referentes as autonomias financeira, administrativa, patrimonial e pedagógica dos referidos campis.
Nos dias 01 e 02/04/2009, o magnifico reitor permaneceu em nossa instituição com objetivo maximizar e familiarizar com todos os setores aqui existente.
No tocante a implantação dos cursos superiores encontra-se em pauta o s cursos de zootecnia, ciencia da computação e ciencias agricola, onde o primeiro (zootecnia) foi elaborados pelo professor Antonio Robson Bezera Xenofonte ( já pronto), o segundo eleaborado por uma comissão de 5 servidores e o terceiro ainda em estudo.
Segundo ententimento do professor Robson junto ao professor Rufino, ´necessita apenas da data de apresentação em plenária para o cursos de zootecnia, uma vez que o elaborador do curso de zootecnia acha necessário uma ampla discurssão entre todos aqueles que constitui o setor produtivo, para quer a grande currricular do curso de zootecnia desta educandário não seja apenas o desejo de um, mas a ideia de uma coletividade.