Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

domingo, 31 de maio de 2009

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Na próxima quanta feira dia 03/06/2009, o IFCE-CRATO, iniciará sua semana do meio ambiente, onde ocorreram atividades da educação transversal. Na abertura da semana do meio ambiente, o setor de suinocultura, mobiliza palestra no tocante a criação, sob o tema "O suíno como Poluidor", palestra ministrada pela Dra em meio ambiente (Venezuelana), Nancy Sierra. Sob a mediação do professor titular de suinocultura, Antonio Robson B. Xenofonte, focará a importância da criação de suíno em harmonia com o meio ambiente. A preocupação deste setor é antecipar-se e buscar coibir ações poluentes de dejetos de suínos, principalmente no tocante ao teores de fosforo e nitrogênio.A programação continuará na quinta e seta feira com atividades educo-ambientais sob a chancela do setor pedagógico.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DO IFCE- CAMPUS CRATO


Já saio o edital ( dia 04/05/2009) para realização concurso público do IFCE-CAMPUS CRATO, para professor substituto. As escrições vão do dia 1 a 5 de Junho de 2009, das 7:30 ás 10:30 e das 13:30 ás 16:30horas. Serão feita na antigo colégio agrícola, hoje IFCE,onde poderam concorre graduados de agronomia, ciências agrícola, agrimensor, engenharia agrícola ou habilitação legal equivalente a área. A taxa de escrição será paga no banco do Brasil. Todas as instruções necessárias estão na pagina principal com o email "www. eafc,gov.br" ou entrando pelo google com o endereço EAFCRATO. Ao entrar no link da instituição, ficará sabendo de todos os requisitos para participar do referido concurso.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

DOENÇA DO EDEMA EM SUÍNO


A doença do edema é mais comum do que se pensa, muitas vezes a ocorrência de morte súbita na fase de cria e recria, passam despercebida ou não são diagnosticada. Com a evolução da biotecnia, produzindo, cada vez mais, animais de alto potencial genético para a produção de carne, também se verificou, estatisticamente, o aumento do número da DE. Cepas patogênicas sob determinadas condições, no intestino delgado, produzem toxinas que induzem o surgimento dos sintomas e lesões nas paredes dos vasos sanguíneos desencadeando o que chamamos de principio da doença do edema. Acredita-se que a cepa da E, coli é transmitida pelos alimentos, ar, água, entre os próprios suínos ou por outros animais que circulam pela suinocultura.
Há suspeita que os leitões se contamine ainda na fase lactante, permanecendo a bactéria no intestino, a espera de fatores predisponentes (stress, mal manejo, problemas ambientais ou nutricionais), que permitam a sua multiplicação e colonização no intestino delgado. Os leitões são mais suceptíveis nao período compreendido entre a 2 e 4 semanas pós desmame, sem contudo podermos desprezar ocorrência na fases de crescimento e terminação.
A DE parece ser elitista, uma vez que escolhe os melhores animais do plantel (glutões), onde a mortalidade pode chegar de 7 a 15 %. Leitões filhos de fêmeas primíparas são mais susceptíveis, fato creditado a baixa imunidade passiva das leitoas.
Entre as causas mais frequentes da DE estão o baixo consumo do colostro e de ração pré-inicial, deficiência de manejo, mudanças ambientais, baixa temperatura pós desmame, alta umidade na maternidade e creche, super população (acima de 4 leitões por metro quadrado), mistura de lotes diferentes, vacinação, castração e desmame abaixo de 18 dias de nascido.
Os sintomas com os leitões procurando se isolar, andando encostado nas paredes da baía, andar vacilante, cegueira aparente, alguns animais podem apresenta respiração difícil, temperaturas acima de 41 graus centígrados, diarreias ou constipação. Olhos, focinho e orelhas de cor violeta escura (congestão), incoordenação motora, sintomas nervosos, motivados pela hipertensão, queda em decúbito lateral, movimentos de pedalagem e emissão de grunidos. A morte surge entre 6 a 12 horas após o aparecimento dos sintomas.
Na necropsia encontramos o estômago cheio, edema gelatinoso na submucosa ao longo da grande curvatura do estômago, mesentério e intestino grosso. A pleura, pericárdio e peritônio com líquido clara ou amarelado, rim congestionado com baixa irrigação sanguínea.
No diagnóstico diferencial se faz com as intoxicações por sal ou arsênico, paresia enzoótica benigna ou meningite estreptocócica. Como a doença do edema é uma patologia oportunista e multifatorial, sempre surge com a quebra da resistência do animal. Fato que devemos sempre buscar coibir os fatores predisponentes.
O tratamento consiste na utilização de purguntes salino (sulfato de sódio), laxantes (agar/óleo), diureticos e antibióticos de ação gran positivos e negativos.

CONCURSO NO IFEC-CAMPUS CRATO PARA AGRÔNOMO

Sairá amanhã, dia 29/05/2009, o edital de abertura do concurso para agronomia do IFCE-CAMPUS CRATO (Antigo Colégio Agrícola), onde poderão participar todos aqueles graduados em bacharel em agronomia. Essa abertura é o ponta a pé inicial de outras abertura de concursos deste instituto, cuja o edital esta na fase final de preparação. O próximo edital desta IFCE, tratará do concurso para vários cargos administrativo e de professores. A polémica , no caso dos professores, se o tal edital permitirá titulação apenas de graduado ou a elevação do mesmo para titulação de especialista, mestrado, ou mesmo, se será exigido a licenciatura (Pedagogia ou esquema). Existe uma luta por parte do Professor Antonio Robson B. Xenofonte, que se democratize o concurso, em relação a todos as titulações e que aqueles que possuírem titulo de especialista, mestre, doutor, seja contemplado com pontos de valor hierárquico de titulação.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

MAIS DOIS NOVOS DOUTORES PARA O IFCE-CAMPUS CRATO

O instituto Federal do Ceará (IFCE-CAMPUS-CRATO), fechou acordo com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPe) na formatação de um novo DINTER(Doutorado), onde os professores Antonio Robson Bezerra Xenofonte e Francisco Nairson Oliveira foram os contemplados para engrossar a barreira de novos doutores desta instituição. O objetivo do IFCE- campus Crato é, ter em seu quadro o maior número de mestre e doutores da região do cariri cearense. De acordo com o convênio, os indicados ao Dinter terão que passar pelo menos 9 meses na capital Pernambucana.
Com esse mesmo objetivo, o diretor do IFCE campus Crato, chegou na tarde de ontem da capital carioca, onde também, fechou convênio com A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para mais um minter e dinter ( mestre e doutores), desta vez na área da educação propedêutica. Acredita-se que nestes próximos 3 a 4 anos, o IFCE campus Crato, terá o seu quadro completo da mais altas titulações aqui existente. PARABÉNS A NOVA INSTITUIÇÃO E AOS SEUS PROFISSIONAIS.

terça-feira, 26 de maio de 2009

MAIS UMA REUNIÃO DO PDI DO IFCE-CRATO

O dia 26/05/2009. foram paralisada as atividades do IFCE-CAMPUS CRATO, com objetivo de agilizar as novas ações do PDI, buscando concluir a nova formatação desta instituição de ensino, que a partir de 2010, já se tornará ensino superior. A referida reunião tinha como objetivo fornecer aporte aos setores produtivos, dentro de um novo conceito educacional. Com a nova formatação se criará uma nova mentalidade de gestão, coibindo o conceito de paternalismo ou mesmo nepotismo, tão em Volga no serviço público. De um conceituação chula " vai colocar os macacos em seus devidos galhos". diminuindo os desvio de função.
Contudo, ainda não saio o edital do concurso para as novas contratações, ate porque não se tem o consenso a respeito da titulação que será exigida junto aos candidatos da área do ensino superior.
Acredita-se que ate o final desta semana o referido adital já seja amplamente divulgado, ate porque o mesmo deve obedecer aos trâmites legais. AGUADEMOS.

sábado, 23 de maio de 2009

CONCURSO PÚBLICO NO IFCE-CAMPUS CRATO

Será realizado concurso público para várias áreas no IFCE-CAMPUS CRATO, onde o edital deverá ser divulgado no inicio do mês de Junho, contudo para os leitores do blog RETRATOS DO CARIRI AGROPECUÁRIO, a referida informação já será publicada na próxima segunda feira, será um furo de noticia.
Será postado neste blog as áreas que serão disponibilizada para o concurso, mas de anti mão afirmarei que será para professores ( total 25), para servidores administrativos, agronômos, veterinários, piscicologo, assistente social, biologos e muitas outras áreas de serviço. Vai ser instalado dois cursos superiores, zootecnia e ciencia da computação e um curso de tecnólogo em agro industria, que serão implantados ainda em 2009. Segunda feira descreverei tudo sobre o concurso.
A foto acima mostra o portão semi aberto, espero abrir toda ela para a chegada dos novos profissionais da mais nova e maior instituição educacional do Brasil e a quarta no mundo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

deus, perdoi esse pobe coitado, que de joei rezou um bocado, pra vê si nascia uma pranta no chão" Era essa música cantada pelo poeta Luiz Gonzaga, que mais caracterizava o Ceará e, que após tantas obras de açudagem, onde na maioria delas, sem muito efeito sanativo ao seu povo, uma vez que eram benfeitorias localizadas, haja visto, que nem os que viviam nas margens tenham infraestrutura para se benefiar dos recursos hídricos ali existente. Nada mudou, pois as grandes obras do Ceará, só tem serventia para os abastados, fato verificado em orós, limas Campo, Tomaz Ostarne,etc. Que com o tempo o pobre agricultor, abandonado pelo governo, tem que vender os seus quinhões para a elite, se não quiser morre de fome.
Toda essa história acima citada é para relatar o mais novo fato do nosso estado. Trata-se do controle das águas pelo governo, onde os seus técnicos parecem com dúvidas a respeito do manejo hídrico deste líquido. Segundo os controladores da água no Ceará, na época da construção do seu maior reservatório, o castanhão, dizia de peito aberto que jamais teríamos chuvas capaz de encher a imensidão desta barragem, chegaram, ate mesmo, a blasfemar diante do altíssimo. Pós não é que o sertão virou mar e o tal do castanhão chegou a lotar 97% da sua capacidade. Estranho esta sendo a sua vazão nos dias atuais, pois de terça para quarta feira última a lamina de água que suas comportas estavam eliminando, em um período de 24 horas, daria para encher 50 açudes de pequeno porte ( representa 1% do castanhão). "Quem não sabe guardar, sendo ficará sem". Enquanto isso, a fartura corre solta no cariri, pois tem gente que já se encontra próximo a colher a terceira safra de feijão e muito milho. Pela primeira vez consegui ver a música de Gonzaga se aproximar da verdade, pois se um pé de milho não tinha 20 espigas, 20 espigas tinham em poucos pés. HAJA PAMONHA E CANGICA EM JUNHO.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

TIMPANISMO OU METEORISMO


O timpanismo, também chamado de meteorismo é uma doença de origem metabólica dos ruminantes, que se caracterizam pela distenção acentuada do rúmen e reticulo, proviniente da quantidade de gases produzidos através dos mecanismos fisiológico normais, que acarretam um quadro de dificuldades respiratória e circulatória, podendo, se não tratado, levar o animal ao processo de asfixia e morte. A sua etiologia se dá pela dificuldade do animal de eliminar os gases provinientes da fermantação ruminal. O timpanismo pode ser primário e secundário. É primário, quando há aumento na tensão superficial do líquido ruminal ou da viscosidade, os quais fazem com que as bolhas de gases presente na espuma, persistam por longo período dispersa na ingesta e, apesar dos movimentos continuos do conteúdo ruminal, estas não se desfazem, impossibilitando a sua eliminação.
Um dos fatores que pode influênciar o aumento da viscosidade, principalmente a campo, está relacionada com a presença de certas proteinas nas pastagens (saponinas e pectinas), especialmente em leguminosas. Alterações na quantidade de saliva também podem influenciar o aparecimento de bolhas, fato relacionado a ação da saliva sobre o pH do conteúdo ruminal, que tem papel importante na estabilização da espuma, ou devido ao conteúdo da mucoproteina da mesma.
Pesquisas recentes acreditam que a espuma em animais confinado esta relacionada ao aumento de bactérias produtoras de muco ou à retenção de gases produzidos pelos alimentos finamente moídos, fazendo com que as bactéria e protozoários ruminais, respondam a esse alimento com a produção de secreções viscosas que prendem os gases produzidos, durante o metabolismo normal destes microorganismos.
O Timpanismo secundário ocorre quando há dificuldade física à éructação. Isto pode ser determinado por uma obstrução no esôfago proviniente de corpos estranhos, como complicação de doenças que podem levar ao enfartamento ganglionar (leucose, tuberculose,actinobacilose, pneumonia,etc) ou por lesões nas vias nervosas responsáveis pelo processo de éructação
(indigestão, reticulites,etc), ou tétano devido aos espasmos de sua musculatura, e alterações provocadas pela aplicação de antibióticos e sulfas por via oral, capazes de alterar a microflora ruminal levando a uma prdominancia das bacterias gasogênicas.
O timpanismo ataca todos os ruminante, independente de sexo,raça ou idade, havendo grau de suceptibilidade, que pode ser hereditária, manejo(adoção de muito concentrado) ou alto grau de crescimento. A sua patogenia esta ligada ao consumo de alta quantidade de produtos fermentáveis, em curto espaço de tempo, acarretando a formação de muito acidos graxos voláteis (AGV), agindo sobre a baixa de pH ruminal, atuando na produção de dióxido de carbono e bicarbomato salivar, que acelera a formação de uma espuma densa de gás, partes sólidas e líquidas do rúmen. Esta espuma não consegue ser éructada, levando a distenção do rúmen até sua capacidade máxima em continua produção de gases, interferindo mecanicamente com o sistema respiratória e circulatório do animal. A morte, provavelmente, deve ser a ação simutanea dos efeitos mecânicos e dos efeitos bioquímicos , resultantes da absorção dos gases tóxicos pela mucosa ruminal (dioxido de carbono, ácido sulfidrico e amônia).
Os sintomas clínicos se dão pelo aumento do tamanho do rúmen, devido a excessiva presão intra-ruminal, com distenção do flanco esquerdo, dores abdominais, aumentando a frequência respiratória, salivação, extensão do pescoso, distenção dos membros, diminuição dos movimentos ruminais, levando a atonia do mesmo. Com a evolução do problema o animal cai com a cabeça distendida , olhos dilatados, ocorrendo a morte poucas horas depois.
Caso realize a necrópsia e, dentro de uma hora após a morte, vamos encontrar rúmen dilatado, língua protusa e congestionada, na região cervical com hemorragias e congesta, na torácica palidez ,fígado e baço pálidos e os rins friáveis. Se a necrópsia for feita após uma hora, vamos encontrar efisema, ruptura da parede do rúmen, embora, com o passar do tempo, os achados vão se tornando cada vez mais deficies. O tratamento, em casos não agudos, é feito com uso de sonda orogástrica para expulsão dos gases, uso de trocáte, uso de óleo antifermentativos e laxativos, buscando estabilizar a formação de gases. Caso haja intervenção cirúrgica, ruminotomia, não esquecer de repor a ingesta retirada durante a cirurgia ( reposição da flora).
A prevenção consiste no manejo, evitando dietas com excesso de grãos e deficiência de fibras, baixa glanulometria dos alimentos, exceso de leguminosas, uso indescriminado de antibióticos, usados para controlar atividades bacterianas. O uso de ionóforos ( monesinas - lasolacidas)tem surtido bons efeitos preventivos.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PESTE SUÍNA CLASICA (PSC)


Doença também conhecida como febre dos suínos ou peste dos porcos, é uma patologia infecto contagiosa destes animais, em sua grande maioria fatal. Foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia víral reconhecida no século XX. Embora já haja país conseguido a sua erradicação, esta doença se encontra de forma endêmica ou recorrente em outras áreas.
A PSC é uma doença de notificação compulsória, muito importante sob o ponto de vista socioeconomico, pois sua disseminação é muito rápida e independente de fronteiras, atingindo de forma abrupta o comercio interno e externos. Esta patologia é causada por um pequeno vírus RNA (40 a 60mm), pertencente ao gênero Pestisvirus. Tendo na sua infecção natural pela vias oronasal, com um período de incubação que vária de 7 a 10 dias, onde o animal pode apresentar a forma aguda ou cronica, dependendo da idade do suíno e da cepa viral envolvida, atingindo mais os animais jovens, onde a mortalidade pode atingir cerca de 90%, podendo ser, nos suínos adultos, uma manifestação discreta ou sub-clínica.
Inicia-se os sintomas com febre alta (42ºC ou 106ºF), associada a uma leucopenia severa. Em seguida vêm eritemas, hemorragias e cianose (visto em suínos brancos), localizados geralmente no abdome, nas axilas e na face interna dos membros. Há sinais nervoso, letargias, ranger de dentes, convulsões e incordenação motora.
Os animais sensíveis tem morte ate 10 dias ao aparecimento dos primeiros sintomas clínicos. Aqueles que resistem maior tempo, surgi sintomas respiratórios e intestinais, que se caracteriza, inicialmente, por constipação e em seguida diarreias. Nos casos crônicos os animais apresentam febre, onde os mesmos tem manifestação transitória, seguida de vários acesso a mais febre, anorexia e depressão. A sua epidemiologia se dar mais frequentemente em áreas de elevada taxa populacional ou em locais de criação de baixa taxa de sanidade, criatórios de suínos selvagens (reservatório do vírus) ou mesmo, em qualquer produto contaminado em que o suíno tenha acesso.
O diagnostico clínico se faz pela sintomatologia clínica, embora, somente o laboratorial seja conclusivo, uma vez que outra doenças com sintomas muito semelhante, tais como a peste suína africana (PSA), septicemias, intoxicações por anti coagulante e doenças hemoliticas dos recem nascidos. A sua profilaxia é feita pelos métodos de higiene e vacinação.
Geralmente a vacina se encontra na forma atenuada, contendo dois vidros. Um emucificante e outro emoliente. Junta-se os dois, homogeniza e aplica-se 2ml, via intramuscular no animal. Lembre-se que a vacina, mesmo depois de homogeneizada, deve-se ser conservada sob refrigeração (de 6 a 8ºC), mesmo no momento da aplicação.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CABLOCO ROCEIRO

Caboclo roceiro, das plagas do norte
Que vive sem sorte, sem terra e sem lar,
A tua distinta é tristonho que canto,
Se escuto o meu pranto me ponho a chorar

Ninguem te oferece um feliz lenitivo
És rude e cativo, não tens liberdade.
A roça é teu mundo e também tua escola.
Teu braço é a mola que move a cidade

De noite tu vives em tua palhoça
De dia na roça de enxada na mão
Julgando que Deus é um pai vingativo,
Não vê o motivo da tua opressão

Tu pensas, amigo,que a vida que levas
De dores e trevas debaixo da cruz
É as crides constantes, quais sinais e espadas
São penas mandadas por nosso jesus

Tu és nesta vida fiel penitente
Um pobre inocente no banco do réu.
Caboclo não guarda contigo essa crença
A tua sentença não parte do céu.

O mestre divino que é sábio e profundo
Não fez neste mundo teu fardo infeliz
As tuas desgraças com toda desordem
Não nascem das ordens do eterno juiz

A lua se apaga sem teu empecilho,
O sol do seu brilho jamais te negou
Porem os ingratos, com ódio e com guerra,
Tomaram-te a terra que Deus te entregou

De noite tu vives na tua palhoça
De dia na roça, de enxada na mão
Caboclo roceiro, sem lar, sem abrigo,
Tu és meu amigo, tu és meu irmão.


(Teu nome relembra a força de um povo
Retratando de novo, dizendo o quem és.
Saudedes deixas-te, a todos encantas-te
Ó grande poeta do Assaré)

DESTE JEITO VAI

Em reunião realizada no dia de hoje(18/052009) no IFCE-CAMPUS CRATO, foi aceita na integra o projeto do curso de zootecnia do Professor Antonio Robson B. Xenofonte, embora o mesmo sentia-se mais a vontade, caso o seu projeto fosse levado a discussão da plenária. Contudo, e pela urgência da matéria, o diretor, Joaquim Rufino Neto, fez opção pelo que já se encontrava todo pronto, uma vez que a diretoura de recursos humanos tinha necessidade de ter as solicitações das novas contratações ate o final do expediente, pois a mesma viajaria a noite para a reitoria em Fortaleza, com o objetivo de requerer a abertura de concurso público para as novas contratações de profissionais ( professores). O concurso público para essas novas contratações deve ser realizada no transcorrer dos meses de Junho e Julho, sendo seu limite máximo ate o mês de Agosto de 2009.
Acredita-se que a diretoura de recursos humanos em sua volta a cidade de Crato (sexta feira), já deve trazer em mãos as normas e o edital do concurso. O referido edital abrirá vaga para os cursos de ciência da computação e zootecnia e provavelmente para mais um curso em 2011. Haverá vagas para mestre e/ou doutor em agronomia, mestre e/ou doutor em veterinária e mestre e/ou doutor em biologia. Titulação que também será exigida para ciência da computação (mestre e/ou doutor). O professor Antonio Robson em dialogo com o presidente do conselho estadual de medicina veterinária e zootecnia, vai tentar sensibilizar a direção do IFCE-CRATO, baixar um pouco a titulação, ou seja, que os especialistas também possam concorrer ao referido concurso, abrindo deste modo, mais oportunidades para os profissionais de nossa região. Portanto, aqueles que se enquadrão dentro do perfil acima citado, já podem se debruçarem nos livros. Caso seja permitido a participação de especialista, divulgaremos em primeira mão neste blog e com a devida antecedência. fique ligado no único blog do cariri que divulga coisas da nossa terra.

sábado, 16 de maio de 2009

SUINO NOVO NO NOVO IFCE-CAMPUS CRATO

O setor de suinocultura do IFCE-CAMPUS-CRATO, na inconstante busca de melhora o seu plantel, acertou com o setor financeiro desta instituição, a aquisição de exemplares suínos de altíssima potencialidade genética. Trata-se da aquisição, junto a Agroceres PIC, de dois machos AGPIC 415 e 425, respectivamente e seis fêmeas, sendo três CAMBOROUGH 23 e três CAMBOROUGH 24.
As referidas aquisições serão marco no plantel, não só da nossa instituição, uma vez que é politica do nosso diretor, o acesso da comunidade aos seus produtos. E por nos encontramos em regiões ,onde os criadores são, na sua maioria, de baixa renda, o gestor desta instituição premiou o seu acesso não pelo valor genético, mas sim, pelo preço do valor da carne. Com essa atituide, o nosso diretor, franqueou aos pequenos e médios criadores do cariri, ter em seus planteis os animais de melhor genetica no mundo, por preço quase simbólicos. Com essa atitude socialista, a pecuária familiar da comunidade caririense, sentiram no bouço todo aparato tecnológico de uma das maiores empresas do mundo no melhoramento animal, AGPIC.
As fotos acima já nos dar uma ideia, uma vez que os animais adquiridos são produtos que nos confere melhor rendimento de carcaça, menos toucinho, maior convenção alimentar(2.21kg de ração para 1kg de carne), carne sem acidez, livre de gene halotano, maior permanência no plantel, mais prolifera e mais produtiva e de maior tempo estabilizado no plantel.
Este fato, e não é de hoje, que o setor de suinocultura do antigo Colégio Agrícola (hoje-IFCE-CAMPOS CRATO), foi o setor que mais se desenvolveu entre as UEPs. Pois os profissionais que administra, tem sempre a inquietude de buscar o que há de melhor no mundo em termo de suíno.
Para recebimento destes referidos exemplares, paralelamente, esta sendo renovado toda a infraestrutura da suinocultura, sem contar com dois novos pavilhões já construídos e uma maternidade de primeiro mundo. Aguardemos a chegada destas belesuras.

ZOOTECNIA NO IFCE-CAMPUS CRATO


Após vários conflitos, muitas brigas e entendimento nenhum, ate porque, o curso de bacharelado em ciência da computação foi imposto por setores da administração e não por desejo da comunidade ou pesquisa de mercado, fato que foi motivo de descordia junto ao corpo docente e discente, vamos ter de engolir tal curso, esperando que o método ditador seja barrado pelo MEC no seu reconhecimento, uma vez que na referida instituição não há, quantidade de professor com habilidade e competência para o magistério deste curso. O que há, com excessão, são pessoas com certo nível de compreensão de informática, mas com habilitação em outras áreas. Ate porque a instituição esta voltada para o setor primário.
No setor agrário sim. o IFCE-CAMPUS CRATO, dar um banho de profissionais da área de fazer inveja a muitas universidades. Com a abertura do curso de zootecnia (foi feita pesquisa de mercado), o mesmo contará com um especialista e todos os demais com títulos de mestre e doutores, os que os qualificam para realizarem um curso de alto nível, sem precisar inventar , como vemos em algumas universidades estaduais, matérias inúteis para atingir a carga horária.
Hoje, tudo indica, que a logomarca acima passará a ser convivida cotidianamente nesta instituição, pois a luta de alguns professores como Antonio Robson ( responsável pelo projeto do curso) Luiz Moreira, Ulisses Peixoto, Williana Brito, Rufino e outros, veio a surtir efeito, uma vez que a lógica foi aceita pelo bom senso.
Confirmo que as brigas inter- institucionais, não eram pela implantação ou não do curso, mas sim, pela prioridade de sua instalação. Em briga coletiva, ficou imposto para 2010, o curso de bacharel em ciência da computação e por pesquisa bacharel em Zoootecnia. ficando para o ano de 2011 o bacharelado em veterinária e licenciatura em ciências agrícolas.
Na tarde do dia 15/05/2009, a comissão construtora do PDI do IFCE- Campus Crato, solicitou deste professor, via email, com urgência urgentíssima o envio do projeto para ser anexado e enviado a reitoria em Fortaleza. Ate porque, A nova contratação de profissionais(Professores) para o curso de computação, estar vinculado ao curso de zootecnia ( nossa real aptidão). Desta forma, ate o final do mês de Maio, o IFCE-CAMPUS CRATO, deverá esta lançando edital para concurso publico ( que pela lei 8.112/90, único meio de se adentra ao serviço público, será?) de novos profissionais nas áreas de zootecnia e ciência da computação.
Acredito, pelo meu conhecimento desta instituição, que pela seriedade e postura do nosso diretor, aqueles que, porventura, estiverem imbuídos de fazer parte deste corpo docente, a partir de agora, estudar é o melhor meio de sermos futuros colegas.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

LINFADENITE CASEOSA

A linfadenite caseosa é uma doença infecto contagiosa, conhecida como doença do "caroço ou falsa tuberculose", que acomete caprinos e ovinos, mas que já há registro de acometimentos em bovinos, suínos, equinos( linfagite ulcerativas), e ate mesmo, no homem ( que lida com os animais). Fato que uma vez comprovado, passa a ser uma zoonose. O seu agente é a Corynebaterium pseudotuberculosis, caracterizando-se por aparecimento de abcessos nos gânglios linfáticos. A patologia pode apresentar-se de duas formas, uma superficial(linfonodos) e visceral, podendo ser na mandíbula, abaixo da orelha, na escapula e na região mamária. Podendo também surgir nos gânglios internos (mediastinicos, torácicos) e em órgãos como pulmões, fígado e em menor escala no baço , medula e sistema reprodutivo.
O conteúdo dos abcesso é o principal meio de diseminação da doença, uma vez que se espalha no meio ambiente ( água, solo, alimentos), podendo permanecer contaminante por 4 a 8 meses e quando protegido do sol direto. Destruindo-se quando exposto a 70 graus centigrados, aos desinfectantes ou sobre ação do sol direto.
A porta de entrada da bacteria são as feridas superficiais na pele, na mucosa, além dos linfonodos e/ou vasos linfáticos. O diagnostico, na forma clínica, é de fácil reconhecimento, pois se caracteriza pela presença do caroço ( 4 a 5cm, podendo chegar a 15cm) próximos as gânglios, como também a incidência rápida entre os animais, as vezes emagrecimento ( doença da ovelha magra). O diagnostico laboratorial se faz pelo isolamento do agente causador.
Embora se possa tratar com uso de antibióticos como tetraciclina, penicilina, cefalosporina, o processo de cura apresenta dificuldades, uma vez que há pouca habilidade de se passar pela cápsula do abcesso e porque a bactéria possui localização intracelular.Deste modo, muitos profissionais não indicam o tratamento da linfadenite com uso de antibióticos.
O controle se dar por medidas de higiene de materiais utilizados nos animais, como também a eliminação de animais doentes. Caso busque a estipação do caroço dos doentes, necessário se faz adotar alguns procedimentos, tais como: Separação do rebanho de animais doentes ou suspeitos (evitar disseminação). Uma vez paramentados com luvas e material esterilizado, coloca-se um plastico no chão e o animal em cima deste, cuja o objetivo é evitar a contaminação daquele local. Após o amadurecimento do coraço (ficar mole), faz-se uma incisão de cima para baixo (evitar formação de bolça, utilizando-se a ação da gravidade), lava-se bem por dentro do caroço ,pincela-se a parte interna e externa com iodo, não sutura a incisão, aplica-se um antibiótico (já citado), cria-se uma ambiença para os animais e realiza uma boa alimentação. Deste modo, e em muito pouco tempo, o animal se restabelecerá. Não esqueça que após esse procedimento todo o material envolvidos, plástico, luvas,etc, deve ser incinerados,
A profilaxia consiste no uso de vacinas contendo células bacterianas e/ou toxóides, tem dado bons resultados parciais, uma vez que diminui significativamente o número de animais com abcesso.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA

Já chega a ser preocupante os casos de anemia infecciosa equina e encefalomielite equina na região do cariri cearense. Há registro desta patologia nas cidades de Missão Velha, Brejo Santo caririaçu e Jaguaribe. Com a pratica de vaquejada e outras praticas onde os cavalos são utilizados, aumenta e muito a transmissão destas viroses. Para que tenham uma noções da sua importância, descreveresmo ambas.

ENCEFALOMIELITE EQUINA: Tem como sinonímia: Meningeencefalite do cavalo, peste de cegar, encefalomielite infecciosa dos equideos e doença do sono. Surgio no Brasil em 1913, causado pelo Tagavirus do subgrupo II, parasito de artrópodes, é um vírus neurotropico, encontrado no sistema nervoso central, onde são eliminados pelas secreções nasal dos cavalos infectados. Há três tipos imunologicamente distinto do vírus:
a) Leste ou Oriental, bastante virulento.
b) Oeste ou Ocidental. Menos virulento que o tipo Leste.
c)Venezuelano - Este vírus produzem sintomatologia e anatomia patologia semelhante aos demais tipos, contudo difere no seu poder patogeno e suas propriedades antigênicas.
Ataca os equideos, onde os jovens são mais sensíveis. No homem produz uma doença grave e de alta mortalidade, ataca galinaceos, perus ,palmípedes , pombos e leitões.O tipo venezuelano, em relação ao homem tem ação esporádica e raramente causa doença mortal. O seu período de incubação vai de 7 a 21 dias. Na sua patogenia, após alcançar a corrente sanguínea, o vírus se multiplica em torno de 48 horas. Do sangue vai para a mucosa nasal, atingindo os nervos alfativos, via pela qual consegue chegar ao sistema nervoso central, onde se multiplica e provoca lesões de encefalite e de mielite, como paralisias motoras que levam a morte dentro de 3 a 8 dias ( lesiona a substancia branca e cinzenta).
Passado o período de incubação, vem os sintomas, surgindo febre de 40 a 42 graus centrigados, há viremia, que onde os insetos vetores utilizam para propagar a doença. A depressão nesta fase ocorre de forma benigna e passa despercebida. Contudo já se verifica uma conjuntivite congestionada ou icterícia e constipação. Há 4 formas clínica desta patologia:
1) Forma Letárgica ou encefálica, onde o quadro se caracteriza por torpor, embotamento e tem prognostico desfavorável.
2) Forma paralitica ou medular: Quadro das perturbações motoras, como locomoção, andar irregular, trôpego, rigidez na macha, pertubaões no equilíbrio, espasmo, incoordenação dos movimentos, contraturas musculares e tem prognostico reservado.
3) Forma apopletica ou bulbar: Marcada por perturbações cardíacas e respiratórias, tem evolução rápida e a morte surge dentro de 6 a 12 horas.
4) Forma Violenta ou super aguda: Caracterizada por crise de excitação sem agressividade, perturbações visuais e paralisia final.
Não há lesões macroscópicas, apenas lesões de aspecto septicêmico. Microscopicamente o vírus tem uma tendência nitidamente hemorrágica, especialmente na massa cinzenta, mais particularmente na córtex cerebral,tálamo, hipotálamo. Contudo os gânglios de GASSER, ao contrario da raiva, se encontra sempre normal . O seu diagnostico, apesar dos sintomas seram característicos, o conclusivo e o isolamento do vírus,existindo vários tipos de exames para se ter uma resposta. A profilaxia se baseia na vacinação, isolamento dos doentes, desinfecção das manjedouras, combate ao mosquito, telagem do estábulo e destruição dos cadáveres. A vacinação é feita por via subcultânea, na dose de 10ml, com repetição 7 dias após. A imunidade surge 2 semanas e dura em torno de 6 meses. Revacinar anualmente.

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA: E uma doença infecciosa febril, de evolução aguda, sendo mais comumente cronica, destruíndo em grande quantidade as hemácias, ocorrendo o enfraquecimento progressivo. E incurável. Tem como sinonimia: febre dos pantanos, febre malária dos equinos, anemia perniciosa do cavalo, tifo-anemia. E uma doença cosmopolita, ficando resumida a uma localidade e sem tendência a se expandir. A umidade ajuda muito a sua ação, não importando a altidute onde se encontre. Patologia causda por um Leucemiavirus.,encontrado no sangue , em órgãos paraquematoso e nas excreções, como urina, saliva, bilis, corrimento nasal, lagrimas, fezes e no esperma. mesmo apos clinicamente curado o virus ainda permanece no sangue, conferindo o grau de vetor da doença. A doença é normalmente dos equinos, porem pode acometer as muares e asininos, não importando a idade.
O período de incubação vai de 8 a 15 dias. O virus é hematrópico, podendo causa lesões nos endotelios vasculares, determinando hemorragias e destruição das hemácias, surgindo a anemia, pois corre hemolise excessiva e a uma letargia da medula óssea durante os ataque agudos. A hemosiderina se acumula no figado, no baço e no sistema reticulo-endotelial dos demais órgãos. Há intença hipoglobulia. A infecção natural se dar por via direta, intra-uterina e excepcionalmente se dar pelo leite matereno e esperma. A via digestiva tem pouca ação, sendo a mais eficiente através de fomites (utencilios dos animais e material contaminado). O diagnostico clínico é dificil, devido as várias forma apresentadas, sendo o conclusivo o exame laboratorial.. A profilaxia se faz por querentenas, sacrificio dos animais doentes ou suspeitos, desinfecção das instalações, proteção contra insetos,etc. NÃO HÁ CURA.


terça-feira, 5 de maio de 2009

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTIFICOS

Artigo cientifico: Os artigo científicos deverão ter dados conclusivos de uma pesquisa e conter Resumo, abstract, Unitermos, Key Worlds, Material e Métodos, Resultados, Conclusão (ões), Referencias Bibbliográficas e quando houver, Agradecimentos, Tabela(s) e Figura(s). A critério dos autor(es) e/ou conselho editorial, os itens Resultados e Discussão poderão ser apresentados como uma única seção. Quando as pesquisas envolver a utilização de animais, os princípios éticos de experimentação animal preconizados pelo Conselho Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) e aqueles descritos no decreto Lei nº 24.645 de 10/06/1934 e Lei nº 6.638 de 8/05/79 devem ser observados.

Apresentação: Os manuscritos deverão ser enviados em 3 vias ( uma original e duas cópias). A primeira pagina da original conterá o titulo do trabalho, o nome do(s) autor(es), suas respctivas afiliação(ões) e o nome, endereço, telefone,fax e email do autor para as devidas correspondências.As diferentes instituições serão indicadas por número sobrescrito. Nas duas cópias, a pagina de rosto deve omitir o(s) nome(s) do(s) autor(es). Uma vez aceita a publicação, além da sua cópia impressa, deve ser enviada uma gravação do artigo em mídia magnética (CD ou disquete 3,5") de alta densidade, identificado com titulo do trabalho e nome(s) do(s) auto(es).

Digitação: O texto será digitado com uso do editor de textos Microsolf World for Windows, versão 6.0 ou superior, formato A4(21,0 x 29,7cm), com espaço simples em uma só face do papel, com margens laterais de 3,0cm e margens superior e inferior de 2,5cm, fonte Times New Roman de 16 cpi para o titulo,12cpi para o texto e 9cpi para rodapé e informações de tabelas e figuras. As paginas e as linhas de cada pagina devem ser numeradas.

Titulo: O titulo deve ter no máximo 25 palavras, escrito em negrito e centralizado na pagina. Não deve utilizar abreviaturas.

Resumo e Abstract:O resumo e a sua tradução, não podem ultrapassar 250 palavras e ser feito com informações que permitam uma adequada caracterização do artigo como um todo. No caso do artigos científicos, o resumo ou abstract deve informar o objetivo, a metodologia aplicada, os resultados principais e conclusões.

Unitermos e Keyworlds: No máximo 5 palavras serão representadas em seguida ao resumo e abstract. As palavras serão escolhidas do texto e não necessariamente do titulo.

Texto Principal:Não há número limite para apresentação do artigo. Contudo recomenda-se que seja concisos. Poderá ser utilizado abreviaturas consagradas pelo sistema métrico Internacional ( kg,g,cm, ml EM). No uso de abreviaturas não usuais, colocar no rodapé da primeira pagina (GN = Hormonio do crescimento). As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) outro(es) seguido do ano. Quando tiver dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al. ( Rodrigues (2009), Silva e Santos, 2009), Gonçalves et al.(2009), Gonçalves et al.,2009).

Referencia Bibliográficas: Será feita em ordem alfabética pelo sobrenomes de autores, de acordo com as normas da ABNT/NBR-6023. Inicia-se a referencia com último sobrenome do(s) autor(es) seguido do(s) prenome(s), exceto aqueles de origem espanhola ou de dupla entrada, registrando-se os dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser escritos.Obras anónimas têm sua entrada pelo titulo do artigo ou pela entidade de sua publicação. A referencia deve ser alinhada pela esquerda e a sua segunda linha iniciada abaixo do primeiro caractere da primeira linha.Os títulos de periódicos da referencia podem ser abreviados, segundo a notação do BIOSES *BIOSIS.Serial sources for the BIOSIS previews database. Philadelphia,1996, 678p)

Como fazer referencia:

1- Artigo de periódicos:
XENOFONTE, A.R. Desempenho de ovinos aalimentados com farelo de babaçu. Revista Brasileira de Zootecnia, v 38,n.210,p. 26 - 35, 2009.

2- Livros: Macari,T.E.C, Fisiologia suína aplicada em leitões. Crato. IFET, 2009. 152P.

3- capítulos de Livros: WEEKES, M. Manejo da Estruriocultura (ed) Setor de zootecnia do IFET. Brasil: Crato, 2009. p. 135- 200.

4- Tese e Dissetações: XENOFONTE, A,R. Rendimento de carcaça de ovinos alimentados com farelo de babaçu. Crato,2009 52p. Dissertação - Faculdade de zootecnia. Universidade federal Rural de Pernambuco.

5-Artigo para congresso: INACIO, A.L., Uso de chacharina na alimentação de ruminantes. In. CONGRESSO CARIRIENSE DE RUMINANTES, 3 Crato,2009. Anais... Crato; IFET, 2009. P. 38

Tabelas e Ilustrações:
As tabelas e ilustrações (gráfico, fotos,desenhos,etc) devem ser apresentados nas últimas páginas do artigo, uma em cada pagina. Serão numeradas consecutivamente com números arábico . A tabela deve ter sua estrutura construída segundo as normas de apresentação tabular do Conselho Nacional de Estatística (Ver. Bras. Est. v. 24, p.42-60,1963)






segunda-feira, 4 de maio de 2009

MIXOMATOSE

A mixomatose é uma doença infecto contagiosa dos coelhos, de grande importância pelas característica endêmica e pelo alto índice de mortalidade. Provocada pelo DNA vírus, da família Poxiviridae. Doença também conhecida como mixoma contagioso, caracteriza-se pela blefaroconjuntivite bilateral, nodulações e edemas disseminado por todo o corpo. A contaminação se dar por via indireta, através de insetos, principalmente o Aedes aegyti, Anopheles e Culex ou diretos pelo contato com fomites e animais contaminados. O seu período de incubação é de 2 a 10 dias e, a mortalidade ocorre de 8 a 15 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Uma vez detectado a patologia, todos os coelhos devem ser isolados e sacrificados e sua carcaça devidamente eliminada para se conter o vírus.
Os sintomas mais característico são: Blefaroconjuntivite, edema na fase, especialmente no focinho e orelhas, tumores subcultaneos gelatinoso e com exudado viscoso ao corte, anorexia e dispneia. A patogenia se verifica no local de penetração do vírus e no linfonodo regional, onde ocorre a replicação viral, e em consequência surge lesões no sitio primário de inoculação, caracterizadas por degeneração tecidual, necrose, edema e hemorragia. O vírus espalha-se rapidamente pelo sistema linforeticular para os órgãos internos e situos externos como orelha, focinho, lábios e pálpebras, agravando ainda mais a sintomatologia clínica.
O diagnostico é baseado nas observações clínicas. Os achados patológicos são esplenomegalia, linfonodos ademaciados e algumas vezes hemorragias. No caso de laboratório se realiza o teste ELISA, fixação de complemento, reação em cadeia polimerase (PCR) e isolamento do vírus.
Não há tratamento e sua profilaxia se dar através de vacinas atenuadas específicas, a partir da 4 semana de vida e revacinar semestralmente, bem como o controle de artrópodes e higiene do ambiente com água sanitária ou formol

domingo, 3 de maio de 2009

GRIPE NORTE AMERICANA (EX GRIPE SUÍNA

O vírus circulante no México e EUA (H1N1 A), no qual a transmissão se dar de pessoa a pessoa, não há evidencia que este seja transmitido por alimentos. Não se trata do vírus clássico da gripe sazonal, mas sim um vírus que se compõe de componentes que pertence ao vírus da gripe suína, aviaria e humana. Ate o momento esse vírus não foi isolado em animais, daí não justificar a denominação de gripe suína ou gripe qualquer animal.
Antigamente as denominações de patologias advidas de animais, eram denominadas de acordo com a sua localidade, como era o caso da "gripe Espanhola" , Asiática, etc. Portanto, deveríamos chamar essa gripe de " GRIPE NORTE AMERICANA".
Contudo, é importante que pesquisas urgentes sejam feitas com o objetivo de proteger os animais desta vírus, e caso seja importante tomar medidas de biossegurança, com vacinas contra a especificidade deste vírus, uma vez que a não contenção deste agente, poderá torna-se um caso de saúde publica.
Atualmente só existe relato comprovados de casos relacionados a circulação deste vírus em locais de criação de suíno em países que apresentam casos humanos, que em último caso, poderia haver restrição comercial na exportação de animais destes países.
Os laboratórios da rede veterinária que auxilia a OIE e a FAO, sempre vigilantes a qualquer anormalidade na área animal, também foi surpreendida com a divulgação por parte da área humana da gripe dita "suína". Contudo, não vemos na mídia nenhum envolvimento do setor veterinário no tocante a gripe suína, nem se quer empresas brasileiras, pois somos o 4 maior produtor de suíno do mundo, ventilar ou divulgar qualquer nota na mídia, buscando explicar ou orientar a população como se deve proceder.
Estranho, mais ainda, é que os profissionais da área animal, caso fosse suína, seriam os mais indicados na resolução do problema, uma vez que são esses profissionais que lidam no dia a dia com os suínos. Não me consta e não saio na mídia, mesmo no México, noticias de nenhum veterinário, zootecnista ou trabalhador que lida diretamente com suíno, tenha sido infectado.
A não ser que o virus da dita gripe suína, seja piedosa ou mantenha um circulo de intimidade com esses profissionais. Cuidados devemos ter, como em qualquer tipo de patologia que venha a surgir, porem, na minha opinião, a gripe suína é mais um factório utilizado para imcobrir a ineficiencia de alguns infectologista, ou no mínimo, interesse de algum conglomerado farmaceltico poderoso que busca amedrontar a população mundial através da mídia. Como também pode ser ação comercial de empresas exportadoras de carne suína, buscando desestruturar países em flanco crescimento no setor suíno.
O importante é que, com mais duas semanas para frente, esse vírus vai perder o seu prestigio, vai sair da mídia e outro factório vai ser inventado, e tenahm a certeza que alguem saio ganhando muito dolares com a tal gripe. Nos resta esperar qual vai ser o proximo animal a ser o culpado de alguma coisa. Estão na lista Caprinos, Ovinos, Avestruz, etc. ( Bovino já deu ibope com a vaca louca).