Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

domingo, 14 de março de 2010

GRANGEIRO - REALMENTE EM NOVA FASE


Há tempos que o blog do Clube Recreativo Grangeiro não era atualizado, isto devido as inúmeras atividades em que a nova diretória estava envolvida. Em menos de quatro meses o clube já apresenta uma cara nova, com várias melhorias, onde a temática maior é a transparência com que o dinheiro do clube é aplicado. As atividades de melhoria não param, toda semana realiza-se algo novo neste clube campestre, além da seriedade administrativa e participativa dos novos diretores, fato que nos permitio, neste pouco tempo realizar:

- Recuperação do parque aquático e implantação de piscinas para bebe, como também a recuperação do tubo água, que há anos se encontrava parada.

- Recuperação da capela, onde já foi realizada missa.
- Recuperação dos chalés e apartamentos. Os mesmos, hoje tem, geladeira e fogões novos, como também toda a parte de material de cozinha( novos). Estam pintado e alguns são forrados.
- Banheiros, masculino e feminino foram recuperados.
- Passarela nova e pintadas.
- Compra de 30 mesas e 120 cadeiras novas.
- Computador de última geração para substituir um 486(Pc-rossauro).
Compra de solftware de última geração (Clubex) para o clube.
- Projeto de implantação de captação de lixo selectivo, com 4 conjuntos de cubas em aço carbono e 24 cubas de recepção (um por apartamento) em fibra de polietileno, totalizando 40 recipientes.
- Pagamento, em dia dos servidores.
Pagamento das dividas ( inúmeras) da gestão passada, o que não nos permite maior agilização, uma vez que o clube se encontra no serasa.
Recuperação da área de lazer e projeto de paisagismo do clube e da floresta.
- Resgate da festa do Revelion, havai e Carnaval.
- Som ao vivo todos os domingos.
- Abertura da farmácia com atendimento dos primeiros socorros.
- Colocação de medidores de energia nos bares.
- Programa de valorização de artistas novos da região do cariri.
- Projeto de calcamento da área de estacionamento e ruas do clube.
-Estímulos aos esportes. Aquisição de material desportivo de varias modalidades, com atividades a partir da quarta feira.
- Contratação de salva vida.
OBS: Acima de tudo, fixação da prestação de contas das receitas e despesas do mês. Fixada na sede do clube e divulgado em jornais de circulação regional, onde o associado pode acompanhar a vida financeira do seu clube.

Neste dia 28/03/2010, será realizado a festa para as crianças, intitulação " o circo no grangeiro"

Para o período de ferias, o clube grangeiro vai desenvolver a mais intensa atividade festiva jamais vista no clube. Começando com a escolha da garota EXPOCRATO, seguido de matines, atividades esportivas e lazer.

No próximo domingo, inauguração de um bar rápido para venda de petiscos e comidas típicas da região.

ASSOCIADOS DO CLUBE RECREATIVO GRANGEIRO, NOS VISITE, VENHA OLHAR A CONDUÇÃO DO VOSSO PATRIMONIO, REGULARIZE-SE E NOS DÊ O PRAZER DA SUA COMPANHIA.



-
-

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

NOVOS PROFISSIONAIS NO IFCE-CAMPUS CRATO

O IFCE -CAMPUS CRATO deu posse neste dia 07/01/2010, a novos servidores da área administrativa e segundo o professor Rufino os novos professores terão sua posse no dia 28/02/2010, Toda essa presa se deve a implantação dos dois primeiros cursos superiores (bacharel em zootecnia e ciência da computação). Em reunião hoje com o diretor o mesmo não abrirá mão do vestibular, que será realizado no mês de Fevereiro. Dia 19 e 20/01/2010 haverá reunião com alguns professores para formatar a divulgação e preparação das provas, que de acordo do Rufino vai ter que sacrificar as suas férias para a realização desta nova empreitada. Aqui damos os votos de sejam bem vindos os novos colegas, tanto administrativos e professores, que junto conosco venham a somar e engrandecer, ainda mais, a nossa instituição

domingo, 8 de novembro de 2009

ESPORTE NO IFCE-CAMPUS CRATO

A partir deste dia 08/11 a 15/11/2209, o IFCE CAMPUS CRATO ( antigo Colégio agrícola), fará os jogos estudantis dos IFET de todo nordeste. São aproximadamente em torno de 650 alunos vindo de toda região, onde aqui disputarão as mais diversas modalidade desportivas. O evento terá abertura no dia 08, em frente ao largo da refesa, de onde se deslocaram ate a quadra bi-centenária. Toda formatação dos jogos se encontram na coordenação do professor Carlos cândido, sendo o mesmo auxiliado por servidores do IFCE - CAMPUS CRATO. haverá disputas na instituição, no mirandão e outras localidades. O IFCE CAMPUS CRATO promoverá todas as noites, neste período, festa para as nossas co-irmãs e toda comunidade cratense.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SUINO DE ALTA POTÊNCIALIDADE GENÉTICA NO CRATO



O IFCE-CAMPUS CRATO, entra, em definitivo, na era dos suínos de alta potencialidade genética, uma vez que a instituição acaba de recebe para integrar o seu plantel de suíno, nada mais, nada menos que exemplares dos melhores marcas de suínos do mundo. Trata-se do AGPIC-337 E AGPIC 425 e fêmeas Camborough 23 e 25.
O AGPIC 425, é um macho de alta superioridade em produção de carne magra, uma verdadeira máquina em rendimento de carcaça e cortes de alto valor comercial. Tem a menor espessura de toucinho e uma excepcional massa muscular, o que lhe confere alto rendimento de lombo, pernil,carré e paleta, além de excelente libido e vigor de cobertura.
O AGPIC 337, tem como aptidão de produzir cervados com excelente percentual de carne na carcaça, além de ser uma carne magra, apresenta caracteristica de pH, cor e retenção de água. A sua conversão alimentar é excepcional e é um animal isento de carne ácida e de gene halotano.
A fêmea camborough 23, tem como qualidade uma excelente eficiência reprodutiva e alta habilidade materna, lhe qualificando com ótima mãe, tem longevidade, alta performance e de fácil adaptabilidade aos fatores extrinsicos.
A fêmea camborough 25, voltada para produção de leitões, embora mais exigente no aspecto nutricional, mostra desempenho, longevidade, adaptabilidade, habilidade materna,ganho de peso e alta conversão alimentar, o que lhe confere carcaça de alta qualidade. Estas fêmeas (C-25) maximiza o volume de carne produzida por matriz instalada.
Assim sendo, a aquisição destes exemplares de alta produtividade, coloca o IFCE - CAMPUS CRATO, no mínimo em termo de nordeste, como o IFCE de alto padrão de plantel, no tocante a suínos ultraligh, fechando deste modo o ciclo de aquisição da melhor genética praticada em suinos no mundo, constituindo-se uma vitrine viva dentro da meso região do Araripe.

domingo, 13 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO ZOOTECNICA NO IFCE CAMPUS CRATO

Na tarde de sexta feira última foi concluída o projeto do bacharelado em zootecnia do IFCE-CAMPUS CRATO, e nesta segunda feira, dia 14/09/2009, será a apresentação da formatação do curso aos gestores e departamento pedagógico desta IFCE. A apresentação se dará as 14 horas no auditório do setor pedagógico, onde a equipe se fará presente com o objetivo de explicar todos as fases de construção deste curso e buscará marcar a data para inicio das escrições do vestibular e inicio do curso. O curso contará com 72 disciplinas (obrigatórias, optativas e eletivas), onde se premia os aspectos legais, pre-requisitos e especificidades da meso região do Araripe e Nordeste, que serão lecionadas por profissionais (99% de Mestre e Doutores), o que qualifica o curso para iniciar com um bom hand cup.
O Diretor do Campus, tenciona entregar a reitoria do IFET - CEARÁ tão logo seja levado a impresa todos os detalhes do referido curso. Sem haver solução de descontinuidade, o fluxograma das obras de preparação deste novo instituto seguem a mil, com reforma e equipamentos necessários para as novas atividades, só restando a construção dos laboratórios necessários ao curso de zootecnia, pois a ciência da computação já os têm.

domingo, 6 de setembro de 2009

SEMANA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA DO IFCE-CAMPUS CRATO

Tudo pronto e revisado para apresentação a comunidade escolar da formatação do curso de bacharelado em zootecnia do IFCE-CAMPUS CRATO. Após vários desentendimento da equipe responsável pela formatação do curso e das necessárias intervenções do Prof. Rufino, és que se tem totalmente formatado o curso. Resta apenas marcar a data para apresentação de islaides ao corpo discente e docente do IFCE- CAMPUS CRATO.
Após feita pesquisa de mercado, o curso atingirá 5 estados da federação, constituída de uma população de 2.593,295 pessoas, ( Ceará = 1,293,136 - Pernambuco = 534.230 - Piauí = 284.656 = Rio Grande do Norte = 150.128 - Paraíba = 331.145). Garantindo desta forma uma potencialidade de clientela invejável para esse curso. O raio de ação do curso de zootecnia do IFCE-CAMPUS CRATO não concorrerá com os demais curso existente no nordeste, mas abre mais uma opção para uma clientela que não teria condições de chegar a um curso superior devido aos posicionamentos geográficos e financeiros. Os formatadores do curso de zootecnia do IFCE CAMPUS CRATO ainda busca mais atrativo para seus futuros alunos, colocando como diferencial em relação aos outros cursos de zootecnia do nordeste, a oferta de republica nas dependências da instituição, que será destinados a alunos de baixa renda e que sem este diferencial, de certo, não poderá galgar nenhum desenvolvimento cultural profissionalizante.
Outro atrativo, que com certeza será ponto alta da vinda em massa dos novos universitários e a região do Cariri, que se encontra em franca expansão educacional, sem contar com as facilidades que são inerentes ao triângulo CRAJUBAR.
Só nos resta o alval do Prof. Joaquim Rufino Neto, para que haja o lançamento do curso de zootecnia, que com certeza, será amplamente divulgado nos noticiários escritos e televisíveis da nossa região.

domingo, 23 de agosto de 2009

CARIRI SEM MEMÓRIA

No tempo em que o Crato era centro cultural do Ceará, época em que todos tinham nas veias o dom da poesia e essa aflorava de forma espontâneas, muitos de nossa gente versava com muita facilidade. Entre eles destacava Zé de Matos, matuto poeta analfabeto, trabalhador de engenho de rapadura. Talvez tenha sido, entre nós, o poeta mais critico, pois não havia pergunta sem resposta versada, como não havia resposta sem metrificação. Contudo não há acervo que relate obras deste poeta, o que se tem são lembranças populares que passaram de boca em boca. Deste modo não há registro das belas poesia deste simplório trabalhador, porem há o registro deste cariri sem memória. Deleitamos com alguns trechos de uma das poesia de ZÉ DE MATOS.
Certa vez bêbado em um bar da região e sem condições de dar um passo, relutou pelo convites dos colegas para irem embora. Zé saio com essa:

Eu me sinto tão pesado
Chega dei um passo perro
Parece que sou de ferro
Ou no chão estou pregado

Daqui só me aluíram
E assim mesmo com demora
Vocês que podem vão
Que quando eu puder vou embora

terça-feira, 18 de agosto de 2009

FIQUE ALERTA COM A CASTRAÇÃO

A castração é uma pratica de manejo muito usada pelos suinocultores, cujo o objetivo é retirar o odor desagradável da carne. Além do mais esta é uma pratica obrigatória no Brasil. Contudo a pratica de castra leva atraso no desenvolvimento dos suínos, aumenta o consumo de ração, apresenta maior percentual de gordura na carcaça e eleva o índice de mortalidade na maternidade.
A castração imunológica dispensa a cirurgia, uma vez o produto utilizado, o ViVax, atua no sistema imunológico dos animais da mesma forma que as vacinas, só que em vez de prevenir doença, o produto bloqueia a ação de substancias envolvidas na ocorrência de odores do macho inteiro.
O produto é usado em duas doses injetáveis por via subcutânea na base do pescoço, imediatamente atrás da orelha, com intervalo de 4 semanas de uma dose para a outra. A primeira dose prepara o sistema imunológico, mas não altera a função testicular. A segunda dose estimula uma resposta de anticorpos, bloqueando a ação da substância responsável pela função testicular. Como resultado temos uma imunocastração temporária com duração de ate 8 meses. O uso deste tipo de castração já vem sendo utilizado em larga escala por países como EUA, Suíça, Nova Zelândia, México, Coreia do Sul, Japão, Chile, Rússia e outros países do mundo.
Com mais essa evolução da biotécnia zootecnica, não é de se admirar que em pouco tempo alguns seres humanos venham a adotar essa pratica. ate mesmo estimuladas pelos governos, seja para controle de natalidade, seja para conter certos pervertidos que causam transtornos sociais.

domingo, 26 de julho de 2009

FALCIDADE IDEIOLOGICA É CRIME

Ao entrar em contacto com o diário do nordeste deste domingo, dia 26/07/2009, deparei-me com uma reportagem referente ao babaçu na região do cariri cearense. A mesma tratava de uma lei municipal de autoria da vereadora Mara Guedes em defesa dos nossos babaçuais. Fato bastante louvável, pois não há controle, nem fiscalização por parte do IBAMA ou mesmo pela fundação Chico Mendes, dois órgãos quase virtuais entre nós. Contudo, o que levou-me a escrever foi a participação da fundação Muçambe, que é uma ONG de natureza nomande, de sede incerta e de aplicação financeira duvidosa, onde busca trabalhos de outros afirmado ser da mesma. Fato que lhe custou alguns desabores recentemente em um dos seus projetos. A fundação Muçambê levou de Caririaçu um dos seus projetos para Missão velha, alegando maior condições de assistência, caso fosse locado nesta cidade. Sem o menor constrangimento e sem técnico capacitado, uma vez que a referida fundação é formada por um triunvirato sem a menor qualificação na área a que se propõe, buscam encostar-se naqueles que realmente realizaram trabalhos técnicos e científicos e sem a sua autorização tenta criar projetos sem nenhuma metodologia ou embasamento técnico. ISTO É CRIME. Recentimente a fundação Muçambê, na cidade de Missão Velho, utilizou dois trabalhos de pesquisa de dois professores do IFCE-CAMPUS CRATO, sem autorização de pelo menos um deles e incorporou ao seu projeto. a fundação Muçambê juntou o trabalho sobre alimentação de ovinos e caprinos com babaçu, de autoria do professor Antonio Robson B. Xenofonte, com o trabalho sobre sacharina do professor Antonio Inácio Néto, ambos do IFCE Crato. Não sabiam eles os entraves que as duas composições bromatologicas poderiam causar na alimentação dos referidos animais, uma vez que a referida fundação não possuem o menor embasamento técnico cientifico para a realização dos seus trabalhos. O resultado foi a morte de vários animais. A fundação se quer buscou informações com os dois profissionais da área, para pelo menos saber o que aconteceu. O que demonstra, no mínimo, má fé naqueles que administram essa ONG. Agora registra em um jornal que possuem trabalhos na área de babaçu, buscando enrolar o jornalista com nomes científicos retirados da Internet, pois essa é a única fonte de pesquisa desta fundação. Parabenizo a Veriadora Mara Guedes pela sua iniciativa, ao mesmo tempo que alerto a referida fundação a não utilização, sem consentimento, de trabalhos de pesquisadores.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

PRATICAMENTE PRONTO O CURSO DE ZOOTECNIA DO IFCE-CAMPUS CRATO








Após viagem por vários estados do nordeste, a equipe de formatização do curso de zootecnia co mpila os dados para se apresentado no dia 22/08/2009, em plenária da antiga escola agrotécnica federal. A comissão trabalhou dioturnamente neste projeto, culminanda com o encontro na universidade federal rural de Pernambuco, onde a co-irmã disponibilizou todo o seu acervo, com objetivo de ver concretizado mais esse curso. O pro-reitor de administração da UFRPe, Francisco Ramos de Carvalho, um incentivador do curso e apaixonado pela região do cariri ( onde já residio), abril as portas da universidades para o IFCE CAMPUS-CRATO, nos facilitando e agilizando o nosso curso.
Por ocasião do encontro da comissão de zootecnia, comissão administrativa do IFCE-Crato e reitor da UFRPe, foi também fechado mais dois doutorado, um em gestão e outro em zootecnia. os referidos doutorados serão realizados nas dependências do IFCE-CAMPUS -CRATO, o que torna essa instituição a primeira do cariri em número de Doutorado, mestrado e especialista, superando, e muito, todas as universidades e faculdades da região. O que demonstra que o IFCE já nasce grande e com ideias de acelera o desenvolvimento agropecuario da nossa região.