Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

IFET-CRATO A 1000

O IFET-CRATO,caminha a passos largos, pois nem mesmo o período momino é motivo de stop das suas atividades. Nesta quinta feira, dia 26/02/2009, terá reunião do seu corpo docente, pedagogico e corpo administrativo, onde a pauta é a estruturação dos seus curso superiores.
Será descutido a implantação dos cursos de Agronomia - Zootecnia - Ciencias Agrárias, com a pespectiva de realização de vestibular ainda para o mês de Julho do corrente ano. Para isso a instituição vinha, e vem, preparando-se na qualificação de pessoal, dotando-lhes de maior competência e habilidade.
Hoje o IFET-CRATO tem 6 doutores, 19 mestres, 12 especialistas e 6 docentes em via de preparação para especialização. Com essa formatação de IFETs, esta instituição passa a ser a sexta entidade maior do mundo em termo de educação. O importante agora é não perdermos o bonde da história, no esforço de concretizar essa implantação, que de certo vai alencar maior desenvolvimento a região do cariri cearense, e junto com as outras entidades similares, torna o sul do estado auto suficiênte nas mais diversas áreas de educação. Evitando, de uma vez por todos, o exôdo de sua classe estudantil para outras regiões.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DIA DE CAMPO

Professores do IFET-CRATO, já estão formatando um dia de campo, onde haverá integração entre as matérias técnicas e propedeuticas, focando a realidade do homem dos campo, sua lida,seus desejos, medos, crenças e manifestações culturais.
Toda formatação será voltada para o homem do campo, ate mesmo a missa terá os modes da missa do vaqueiro, sendo celebrado no meio de plantações, animais e feiras, com direito a tocadores de viola e poetas da raça.
Os professores da área não técnica (química,biológia, física, história, geografia,etc), participarão demonstrando a interdisciplinalidade com o mundo técnico. Será um dia de resgate do produtor rural em toda sua plenitude.
A data do dia de campo ainda será marcada, pois vai depender de nº fatores.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

NOVIDADE

Na busca de congregar as mais variadas informações do meio academico/cientifico, entrei em contato com blogs da mesma linha de informações e pesquisa, como é o caso do blog RETRATO DO CARIRI AGROPECUÁRIO. Assim, em breve, além do blog ORION ( tudo sobre informatica), teremos informações na área juridica e Médica.
Aproveito a oportunidade para que outros blogs, nesta mesma linha de ação, venha a somar, bastando adicionar o seu link

QUAL O NOME DESTE POEMA

MISTURA COM PATATIVA
Poetas niversitário,
Poetas de Cademia,
De rico vocabularo
Cheio de mitologia;
Se a gente canta o que pensa,
Eu quero pedir licença,
Pois mesmo sem português
Neste livrinho apresento
O prazê e o sofrimento
De um poeta camponês.
Eu nunca falei à toa.
Sou um cabôco rocêro,
Que sempre das coisa boa
Eu tive um certo tempero.
Não falo mal de ninguém,
Mas vejo que o mundo tem
Gente que não sabe amá,
Não sabe fazê carinho,
Não qué bem a passarinho,
Não gosta dos animá.
Ai, como é duro viver
nos Estados do Nordeste
quando o nosso Pai Celeste
não manda a nuvem chover.
É bem triste a gente ver
findar o mês de janeiro
depois findar fevereiro
e março também passar,
sem o inverno começar
no Nordeste brasileiro.
Eu venho dêrne menino,
Dêrne munto pequenino,
Cumprindo o belo destino
Que me deu Nosso Senhô.
Eu nasci pra sê vaquêro,
Sou o mais feliz brasilêro,
Eu não invejo dinhêro,
Nem diproma de dotô.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DE ESCOLA AGROTÉCNICA A IFET

A Escola Agrotécnica Federal do Crato, vem se preparando para digerir uma nova realidade na área de educação profissional, que segundo seu diretor, Joaquim Rufino Neto, o IFET será a sexta maior instituição educacional do mundo. Esta nova formatação confere a nossa instituição abertura para implantação de cursos superiores. Cursos esses voltados para atender as necessidades locais,regionais ou mesmo nacionais. É mais um projeto de governo, que queira deus perdure e não mude com as variações politica partidária, tão em moda em nosso país. A nova instituição terá sede em Fortaleza, uma vez que os ditos politicos locais não demonstraram nunhum interese em criar o IFET-CARIRI, ao contrário dos Pernabucanos, que se impuseram e obtiveram dois IFETs. Fica patente que os nossos deputados não estão nem aí para a educação no carri cearese, e de certa forma eles tem razão, pois os seus votos são pagos. De qualquer forma o IFET campus Crato estar cada vez mais se estruturando, o que já tinha, estar ampliando e o que não tem, estar construíndo. De qualquer forma vai continua sendo o maior órgão do governo federal no Crato

O BOI NÃO ESTA MAIS SÓ NA SUA TRISTEZA

O sertanejo tem o hábito de associar as sintomatológias de acordo com o que eles observam, e não foi diferente com a Piroplasmose bovina, embora nunca tenha visto nenhum animal doente alegre. Contudo cada povo com sua cultura, pois não me cabe concordar ou não com algo que servio por tanto tempo a esse povo, embora essa patológia não seja específica dos bovinos, podendo acometer a outros animais ( Câes). Essa patologia é causada por parasito dos gêneros Babesia e Anaplasma e é transmitida pela picada do carrapato (Boophilus microplus), com sintomas de febre, anemia,ictericia e hemoglobinúria, onde destiguimos duas fases, uma chamada babesiose e com aproximadamente 40 dias após cessar os sintomas, surge a fase de anaplamose, ainda pegando o animal em estado de convalecência. A infecção natural tem um período de incubação de 7 a 14 dias e um período prepatente de babesia de 9 dias. Lembrando que não é a larva que infecta o animal, mas sim a ninfa ou o carrapato adulto, onde este merozoito precisa de alguns dias para alcançar as glandulas salivares do carrapato. Os sintomas são uma sequência de ação após a febre (primeiro sintoma) e vem anorexia, taquicardia, taquipneia, sede intensa,sialorréia, lacrimejamento, tremores musculares, urina avermelhada (hemolise) e conjuntiva de cor amarelada. O diagnóstico é simples, pela presença do carrapato no animal e a triade sintomatológia (anemia,ictericia e hemoglobiníria). O tratamento em animais adultos e na forma aguda e quase sempre ineficaz, embora já exista medicamentos onde se tem obitido alguns bons resultados.

A IMPORTÂNCIA DAS RAÇAS NATIVAS


A cada dia se busca maior produtividade do setor zootécnico, onde a palavra de ordem é "melhoramento genético", uma verdadeira luta entre maior produção no menor espaço de tempo possível. E assim com as aves, suínos,bovinos,etc., em um real despreso as raizes, onde fomos buscar as qualidades hoje ditas de "potencial genético",seja para qualquer atributo desejavel. Nos esquecendo que esses decantados atributos foram captados nesses animais, hoje relegados a condições de exóticos, por não serem competitivos . Porem, é de bom alvitre lembrar que após sucessivos cruzamentos das chamadas raças melhoradas, aqueles atributos genéticos implantados, vão aos poucos dissipando-se ate não mais se projetar como uma caracteristica adquirida.
As raças Ibero-americanas são resutantes da diversidade das condições geográficas,edafo-climáticas,sociais,etc.,em que foram desenvolvidas e representam um segmento único da diversidade global do RGAn, que urge caracterizar e conservar. A conservação da biodiversidade é justificado pela conservação dos Recursos Globais dos Animais (RGAn), uma vez que assenta em questão de natureza cultural, ambiental,econômica,etc., e vai nos garantir futuras moldagens do material genético aos condicionalismo ambientais, da diversidade como elemento primordial para fazer face a um futuro incerto, das caracteristicas únicas das raças locais. A variabilidade genética total de uma espécie é o resultado de conjunto de contribuição da variabilidade inter e intra-racial. Ao mencionar conservação dos RGAn, temos imbutidos, dois conceitos, que é a manutenção da variação inter-racial (evitando a extinção da raça) e a manutenção da variação intra-racial (evitando a erosão genética intra raças). Daí a necessidade de se criar estrutura capaz de preservar as raças nativas, evitando deste modo que estes animais corram o risco de uma erosão genética ou mesmo na falta de manutenção da variação intra-racial, que de uma certa maneira, a longo prazo, seja ate mais importante que a variação inter-racial