Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

sexta-feira, 2 de abril de 2010

POLÊMICA PAISAGISTICA

Por toda essa semana observei discussões a respeito do dito "projeto de paisagismo do Crato," polémica em torno do assunto, ate mesmo o secretário do meio ambiente entrou na briga, mas me pareceu apenas apoio ao tal projeto que de paisagismo não tem nada, pois não passa de um plantio de palmeiras adultas, onde não podemos esquecer que tem a sua validade no aspecto de arborização, porem não podemos chamar de paisagismo na exercia da palavra.
Paisagismo e uma atividade multidisciplinar. E uma atividade complexa, pois consegue interagir em três distintos pilares: Arte, Ciência e Técnica.
A arte é onde o criador consegue demonstrar as suas emoções, sensibilidade, concretizando a sua idéia.
A ciencia é quando se relaciona com os fenomenos da natureza.
A técnica, foi o que ocorreu, nada mais é do que semeadura, poda, enxertia,etc.
O paisagismo é o resultado da interação destes três pilares e o seu resultado, por se tratar de um elemento vivo, não é tão previsível quantos outros elementos arquitetônicos não constituído de matéria viva. A vegetação encontra se em mudanças dinâmicas de cor, tamanho,etc, onde todas essas modificações esta intrisicamente ligada a sua fisiologia ou a uma reação das condições ambientais, daí a sua imprevisibilidade.
Não coloco em pauta os custos do projeto, mas sim o aspecto monopaisagistico que foi implantado, como também o paisagista elaborador. Não espero que o senhor prefeito do Crato ou mesmo o senhor secretário seja penalizado pelos erros do projeto, pois segundo o senhor secretário, o mesmo foi idealizado por um paisagista de renome. Porem, se o mesmo não conseguio mostrar arte, ciência, somente técnica, aí é outra história. Contudo vai, mesmo só com palmeiras, os meus parabéns ao senhor prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário