Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

terça-feira, 21 de abril de 2009

O QUE GENE HALOTANO

E um gene que esta intimamente ligado a fator predisponente do estresse animal, podendo levar a hipertermia maligna, também ligada a produção de carne magra e infelizmente relacionada com a carne PSE (pale, solf and exudative). Em 19991, Fujji et. al., encontrou a mutação no gene que codifica para o receptor rianodina do músculo esquelético, correlacionada a hipetrermia maligna. Utilizando testes invasivos (reação em cadeia de polimerase - polimorfismo do comprimentos de restrição), conseguio determinar três genótipos: HalNN(normal e dominante) HalMN (heterozigoto) e Halnn (sensível e recessivo) e com esses conhecimentos avaliar as melhores estratégia de cruzamentos.
Como a tendência do mercado é sempre superar os índices de produção,vai ficar limitada a adoção de melhor potencial genético por aqueles criadores que não se especializarem e conhecerem as estratégias de cruzamento. Uma vez que o gene halotano requer fatos predisponente para salientar e provocar efeitos negativos na produção. Entre estes efeitos estão o manejo, quer produtivo ou reprodutivo e, ate mesmo o manejo de abate e conservação da carne.
A compra de animais geneticamente melhorado (MS 60, AGPIC 415, AGPIC 425, etc), utilizados em larga escala por grande partes dos criadores, não deveram ter cruzamentos aleatórios, uma vez que poderá estimular em seus F-1 as ações do gene halotano. Deste modo, com o passar dos tempos, os curiosos da criação de suíno, irão aos poucos desaparecendo ou estarão fadados a problemas produtivos e reprodutivos, que em tempo não muito longo, entraram na falência.

3 comentários:

  1. Você já ouviu falar dos animais da Pen Ar Lan? Eles são totalmente livres do gene halotano. Visite o site deles pra você ver: www.penarlan.com.br

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela matéria.
    Vi o comentário acima e realmente os animais deles da Pen Ar Lan são 100% livres do gene halotano. Você mesmo pode conferir. Um grande abraço e continue postando matérias assim. Ass: Fernando Antunes

    ResponderExcluir
  3. Caro Robson

    Parabéns pelo artigo. Muito direto e informativo.
    Ass. José Filho Prsid. CRMVCe

    ResponderExcluir