Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUINA

Doença contagiosa aguda do trato respiratório,tendo como sinonímia gripe dos letões ou influenza suína. Doença com alta morbidade e baixa mortalidade, é uma zoonose e, é causada por um vírus SIVs H1N1. ( que vivi em mutações). Quando sozinho o vírus causa apenas doença respiratória, mas quando associados ao Haemophylus pleuropneumoniae ou Pasteurella multocida, pode causar uma patologia severa.
O seu modo de transmissão não é totalmente conhecido, mas observa-se que é mais comum a via respiratória através de aerosois. O período de incubação do vírus pode variar de 2 a 7 dias, embora alguns sintomas podem surgirem antes e perdurarem por 5 dias, onde os sintomas são febre alta,anorexia,prostração, leucopênia, dores musculares,dispneia,espirros,tosses, conjuntivite, descarga nasal seromucosa e considerável perda de peso.
Quando tratado, a recuperação começa entre 4 a 6 dias,e as lesões mais evidentes são:congestão das mucosa das vias respiratórias superiores, edema e aumento do volume dos linfonôdos cervicais e mediastinicos. No pulmão há vários lóbulos com áreas de hepatização vermelha escura e exudato espumoso nas passagens aereas.Microscopicamente há focos de necrose coagulativa nos alveolos e no epitelio bronquiais, reações inflamatórias exudativas nos bronquios,bronquiolos e alveolos, como também áreas de atelactasia com espessamento dos septos alveolares.
O diagnostico pode ser feito pelos sintomas clínicos, sendo o conclusivo o feito através de exames laboratoriais com o isolamento do vírus das secreções nasais ou do pulmão em cultivo celular ou em ovos de galinhas embrionados. Todo material a ser remetido a laboratório deve estar acondicionado na refrigeração. Pode-se também fazer o teste de inibição da hemoaglutinação, onde se verifica o aumento do número de glóbulos brancos, feita em duas coletas com intervalo de 3 a 4 semanas de uma para a outra.
As medidas terapêuticas se basea-se no uso de expectorantes e antibióticos, no intuito de combater, não o vírus( não há remédio para vírus), mas as infecções secundárias, associados aos cuidados com o ambiente que possa favorecer ao vírus. A profilaxia são os cuidados de higiene e uma boa alimentação.

Um comentário:

  1. O Oseltamivir tem sido usado no tratamento do vírus.Não está correto?

    ResponderExcluir