Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

sexta-feira, 24 de abril de 2009

OFTALMOPATIAS ASSOCIADAS A LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

A leishnaniose visceral canina (LVC), é uma zoonose de relevada importância, uma vez de é uma doença cosmopolita e sua transmissão se faz predominantemente pela picada da fêmea de flebotomineos infectados com o parasita. O calazar tem como agente etiológico a Leishmania chagasi , Leishmania infantum, embora alguns autores a considerem da mesma espécie e a Leismania donavani.
As manifestações oculares e perioculares, embora ocorram concomitantemente com outros sinais sistémico, podem constituir a primeira alteração aparente da LVC, manifestações que também ocorre em humanos,embora com menos incidência que nos cães. Em pesquisa recente 48%dos cães estudados apresentaram alguma deformidade ocular que vai da blefsrite (23,9%), tiveite(20,8%),conjuntivite (19,8%), ceratoconjuntivite (18,7%),alopecia periocular(12,5%)panuveite (7.3%), deslocamento de retina (7,3) e ceratite (6.2%), sendo as mais frequentes.
Assim, o diagnostico precoce da doença é importante no controle epidemiológico da mesma e permite a restauração da rigidez ocular com consequente manutenção da visão. Por ter ampla variedade e intensidade de patologia oculares associadas a LVC, esta zoonose parasitária deve ser considerada no diagnostico diferencial de todas as alterações oculares e perioculares nos cães residentes em áreas endémicas ou oriundos destas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário