Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

domingo, 3 de maio de 2009

GRIPE NORTE AMERICANA (EX GRIPE SUÍNA

O vírus circulante no México e EUA (H1N1 A), no qual a transmissão se dar de pessoa a pessoa, não há evidencia que este seja transmitido por alimentos. Não se trata do vírus clássico da gripe sazonal, mas sim um vírus que se compõe de componentes que pertence ao vírus da gripe suína, aviaria e humana. Ate o momento esse vírus não foi isolado em animais, daí não justificar a denominação de gripe suína ou gripe qualquer animal.
Antigamente as denominações de patologias advidas de animais, eram denominadas de acordo com a sua localidade, como era o caso da "gripe Espanhola" , Asiática, etc. Portanto, deveríamos chamar essa gripe de " GRIPE NORTE AMERICANA".
Contudo, é importante que pesquisas urgentes sejam feitas com o objetivo de proteger os animais desta vírus, e caso seja importante tomar medidas de biossegurança, com vacinas contra a especificidade deste vírus, uma vez que a não contenção deste agente, poderá torna-se um caso de saúde publica.
Atualmente só existe relato comprovados de casos relacionados a circulação deste vírus em locais de criação de suíno em países que apresentam casos humanos, que em último caso, poderia haver restrição comercial na exportação de animais destes países.
Os laboratórios da rede veterinária que auxilia a OIE e a FAO, sempre vigilantes a qualquer anormalidade na área animal, também foi surpreendida com a divulgação por parte da área humana da gripe dita "suína". Contudo, não vemos na mídia nenhum envolvimento do setor veterinário no tocante a gripe suína, nem se quer empresas brasileiras, pois somos o 4 maior produtor de suíno do mundo, ventilar ou divulgar qualquer nota na mídia, buscando explicar ou orientar a população como se deve proceder.
Estranho, mais ainda, é que os profissionais da área animal, caso fosse suína, seriam os mais indicados na resolução do problema, uma vez que são esses profissionais que lidam no dia a dia com os suínos. Não me consta e não saio na mídia, mesmo no México, noticias de nenhum veterinário, zootecnista ou trabalhador que lida diretamente com suíno, tenha sido infectado.
A não ser que o virus da dita gripe suína, seja piedosa ou mantenha um circulo de intimidade com esses profissionais. Cuidados devemos ter, como em qualquer tipo de patologia que venha a surgir, porem, na minha opinião, a gripe suína é mais um factório utilizado para imcobrir a ineficiencia de alguns infectologista, ou no mínimo, interesse de algum conglomerado farmaceltico poderoso que busca amedrontar a população mundial através da mídia. Como também pode ser ação comercial de empresas exportadoras de carne suína, buscando desestruturar países em flanco crescimento no setor suíno.
O importante é que, com mais duas semanas para frente, esse vírus vai perder o seu prestigio, vai sair da mídia e outro factório vai ser inventado, e tenahm a certeza que alguem saio ganhando muito dolares com a tal gripe. Nos resta esperar qual vai ser o proximo animal a ser o culpado de alguma coisa. Estão na lista Caprinos, Ovinos, Avestruz, etc. ( Bovino já deu ibope com a vaca louca).


Nenhum comentário:

Postar um comentário