Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA

Já chega a ser preocupante os casos de anemia infecciosa equina e encefalomielite equina na região do cariri cearense. Há registro desta patologia nas cidades de Missão Velha, Brejo Santo caririaçu e Jaguaribe. Com a pratica de vaquejada e outras praticas onde os cavalos são utilizados, aumenta e muito a transmissão destas viroses. Para que tenham uma noções da sua importância, descreveresmo ambas.

ENCEFALOMIELITE EQUINA: Tem como sinonímia: Meningeencefalite do cavalo, peste de cegar, encefalomielite infecciosa dos equideos e doença do sono. Surgio no Brasil em 1913, causado pelo Tagavirus do subgrupo II, parasito de artrópodes, é um vírus neurotropico, encontrado no sistema nervoso central, onde são eliminados pelas secreções nasal dos cavalos infectados. Há três tipos imunologicamente distinto do vírus:
a) Leste ou Oriental, bastante virulento.
b) Oeste ou Ocidental. Menos virulento que o tipo Leste.
c)Venezuelano - Este vírus produzem sintomatologia e anatomia patologia semelhante aos demais tipos, contudo difere no seu poder patogeno e suas propriedades antigênicas.
Ataca os equideos, onde os jovens são mais sensíveis. No homem produz uma doença grave e de alta mortalidade, ataca galinaceos, perus ,palmípedes , pombos e leitões.O tipo venezuelano, em relação ao homem tem ação esporádica e raramente causa doença mortal. O seu período de incubação vai de 7 a 21 dias. Na sua patogenia, após alcançar a corrente sanguínea, o vírus se multiplica em torno de 48 horas. Do sangue vai para a mucosa nasal, atingindo os nervos alfativos, via pela qual consegue chegar ao sistema nervoso central, onde se multiplica e provoca lesões de encefalite e de mielite, como paralisias motoras que levam a morte dentro de 3 a 8 dias ( lesiona a substancia branca e cinzenta).
Passado o período de incubação, vem os sintomas, surgindo febre de 40 a 42 graus centrigados, há viremia, que onde os insetos vetores utilizam para propagar a doença. A depressão nesta fase ocorre de forma benigna e passa despercebida. Contudo já se verifica uma conjuntivite congestionada ou icterícia e constipação. Há 4 formas clínica desta patologia:
1) Forma Letárgica ou encefálica, onde o quadro se caracteriza por torpor, embotamento e tem prognostico desfavorável.
2) Forma paralitica ou medular: Quadro das perturbações motoras, como locomoção, andar irregular, trôpego, rigidez na macha, pertubaões no equilíbrio, espasmo, incoordenação dos movimentos, contraturas musculares e tem prognostico reservado.
3) Forma apopletica ou bulbar: Marcada por perturbações cardíacas e respiratórias, tem evolução rápida e a morte surge dentro de 6 a 12 horas.
4) Forma Violenta ou super aguda: Caracterizada por crise de excitação sem agressividade, perturbações visuais e paralisia final.
Não há lesões macroscópicas, apenas lesões de aspecto septicêmico. Microscopicamente o vírus tem uma tendência nitidamente hemorrágica, especialmente na massa cinzenta, mais particularmente na córtex cerebral,tálamo, hipotálamo. Contudo os gânglios de GASSER, ao contrario da raiva, se encontra sempre normal . O seu diagnostico, apesar dos sintomas seram característicos, o conclusivo e o isolamento do vírus,existindo vários tipos de exames para se ter uma resposta. A profilaxia se baseia na vacinação, isolamento dos doentes, desinfecção das manjedouras, combate ao mosquito, telagem do estábulo e destruição dos cadáveres. A vacinação é feita por via subcultânea, na dose de 10ml, com repetição 7 dias após. A imunidade surge 2 semanas e dura em torno de 6 meses. Revacinar anualmente.

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA: E uma doença infecciosa febril, de evolução aguda, sendo mais comumente cronica, destruíndo em grande quantidade as hemácias, ocorrendo o enfraquecimento progressivo. E incurável. Tem como sinonimia: febre dos pantanos, febre malária dos equinos, anemia perniciosa do cavalo, tifo-anemia. E uma doença cosmopolita, ficando resumida a uma localidade e sem tendência a se expandir. A umidade ajuda muito a sua ação, não importando a altidute onde se encontre. Patologia causda por um Leucemiavirus.,encontrado no sangue , em órgãos paraquematoso e nas excreções, como urina, saliva, bilis, corrimento nasal, lagrimas, fezes e no esperma. mesmo apos clinicamente curado o virus ainda permanece no sangue, conferindo o grau de vetor da doença. A doença é normalmente dos equinos, porem pode acometer as muares e asininos, não importando a idade.
O período de incubação vai de 8 a 15 dias. O virus é hematrópico, podendo causa lesões nos endotelios vasculares, determinando hemorragias e destruição das hemácias, surgindo a anemia, pois corre hemolise excessiva e a uma letargia da medula óssea durante os ataque agudos. A hemosiderina se acumula no figado, no baço e no sistema reticulo-endotelial dos demais órgãos. Há intença hipoglobulia. A infecção natural se dar por via direta, intra-uterina e excepcionalmente se dar pelo leite matereno e esperma. A via digestiva tem pouca ação, sendo a mais eficiente através de fomites (utencilios dos animais e material contaminado). O diagnostico clínico é dificil, devido as várias forma apresentadas, sendo o conclusivo o exame laboratorial.. A profilaxia se faz por querentenas, sacrificio dos animais doentes ou suspeitos, desinfecção das instalações, proteção contra insetos,etc. NÃO HÁ CURA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário