Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

terça-feira, 5 de maio de 2009

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTIFICOS

Artigo cientifico: Os artigo científicos deverão ter dados conclusivos de uma pesquisa e conter Resumo, abstract, Unitermos, Key Worlds, Material e Métodos, Resultados, Conclusão (ões), Referencias Bibbliográficas e quando houver, Agradecimentos, Tabela(s) e Figura(s). A critério dos autor(es) e/ou conselho editorial, os itens Resultados e Discussão poderão ser apresentados como uma única seção. Quando as pesquisas envolver a utilização de animais, os princípios éticos de experimentação animal preconizados pelo Conselho Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) e aqueles descritos no decreto Lei nº 24.645 de 10/06/1934 e Lei nº 6.638 de 8/05/79 devem ser observados.

Apresentação: Os manuscritos deverão ser enviados em 3 vias ( uma original e duas cópias). A primeira pagina da original conterá o titulo do trabalho, o nome do(s) autor(es), suas respctivas afiliação(ões) e o nome, endereço, telefone,fax e email do autor para as devidas correspondências.As diferentes instituições serão indicadas por número sobrescrito. Nas duas cópias, a pagina de rosto deve omitir o(s) nome(s) do(s) autor(es). Uma vez aceita a publicação, além da sua cópia impressa, deve ser enviada uma gravação do artigo em mídia magnética (CD ou disquete 3,5") de alta densidade, identificado com titulo do trabalho e nome(s) do(s) auto(es).

Digitação: O texto será digitado com uso do editor de textos Microsolf World for Windows, versão 6.0 ou superior, formato A4(21,0 x 29,7cm), com espaço simples em uma só face do papel, com margens laterais de 3,0cm e margens superior e inferior de 2,5cm, fonte Times New Roman de 16 cpi para o titulo,12cpi para o texto e 9cpi para rodapé e informações de tabelas e figuras. As paginas e as linhas de cada pagina devem ser numeradas.

Titulo: O titulo deve ter no máximo 25 palavras, escrito em negrito e centralizado na pagina. Não deve utilizar abreviaturas.

Resumo e Abstract:O resumo e a sua tradução, não podem ultrapassar 250 palavras e ser feito com informações que permitam uma adequada caracterização do artigo como um todo. No caso do artigos científicos, o resumo ou abstract deve informar o objetivo, a metodologia aplicada, os resultados principais e conclusões.

Unitermos e Keyworlds: No máximo 5 palavras serão representadas em seguida ao resumo e abstract. As palavras serão escolhidas do texto e não necessariamente do titulo.

Texto Principal:Não há número limite para apresentação do artigo. Contudo recomenda-se que seja concisos. Poderá ser utilizado abreviaturas consagradas pelo sistema métrico Internacional ( kg,g,cm, ml EM). No uso de abreviaturas não usuais, colocar no rodapé da primeira pagina (GN = Hormonio do crescimento). As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) outro(es) seguido do ano. Quando tiver dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al. ( Rodrigues (2009), Silva e Santos, 2009), Gonçalves et al.(2009), Gonçalves et al.,2009).

Referencia Bibliográficas: Será feita em ordem alfabética pelo sobrenomes de autores, de acordo com as normas da ABNT/NBR-6023. Inicia-se a referencia com último sobrenome do(s) autor(es) seguido do(s) prenome(s), exceto aqueles de origem espanhola ou de dupla entrada, registrando-se os dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser escritos.Obras anónimas têm sua entrada pelo titulo do artigo ou pela entidade de sua publicação. A referencia deve ser alinhada pela esquerda e a sua segunda linha iniciada abaixo do primeiro caractere da primeira linha.Os títulos de periódicos da referencia podem ser abreviados, segundo a notação do BIOSES *BIOSIS.Serial sources for the BIOSIS previews database. Philadelphia,1996, 678p)

Como fazer referencia:

1- Artigo de periódicos:
XENOFONTE, A.R. Desempenho de ovinos aalimentados com farelo de babaçu. Revista Brasileira de Zootecnia, v 38,n.210,p. 26 - 35, 2009.

2- Livros: Macari,T.E.C, Fisiologia suína aplicada em leitões. Crato. IFET, 2009. 152P.

3- capítulos de Livros: WEEKES, M. Manejo da Estruriocultura (ed) Setor de zootecnia do IFET. Brasil: Crato, 2009. p. 135- 200.

4- Tese e Dissetações: XENOFONTE, A,R. Rendimento de carcaça de ovinos alimentados com farelo de babaçu. Crato,2009 52p. Dissertação - Faculdade de zootecnia. Universidade federal Rural de Pernambuco.

5-Artigo para congresso: INACIO, A.L., Uso de chacharina na alimentação de ruminantes. In. CONGRESSO CARIRIENSE DE RUMINANTES, 3 Crato,2009. Anais... Crato; IFET, 2009. P. 38

Tabelas e Ilustrações:
As tabelas e ilustrações (gráfico, fotos,desenhos,etc) devem ser apresentados nas últimas páginas do artigo, uma em cada pagina. Serão numeradas consecutivamente com números arábico . A tabela deve ter sua estrutura construída segundo as normas de apresentação tabular do Conselho Nacional de Estatística (Ver. Bras. Est. v. 24, p.42-60,1963)






Nenhum comentário:

Postar um comentário