Velocimetro RJNET

Música de Qualidade - 24h!
Calendário

segunda-feira, 4 de maio de 2009

MIXOMATOSE

A mixomatose é uma doença infecto contagiosa dos coelhos, de grande importância pelas característica endêmica e pelo alto índice de mortalidade. Provocada pelo DNA vírus, da família Poxiviridae. Doença também conhecida como mixoma contagioso, caracteriza-se pela blefaroconjuntivite bilateral, nodulações e edemas disseminado por todo o corpo. A contaminação se dar por via indireta, através de insetos, principalmente o Aedes aegyti, Anopheles e Culex ou diretos pelo contato com fomites e animais contaminados. O seu período de incubação é de 2 a 10 dias e, a mortalidade ocorre de 8 a 15 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Uma vez detectado a patologia, todos os coelhos devem ser isolados e sacrificados e sua carcaça devidamente eliminada para se conter o vírus.
Os sintomas mais característico são: Blefaroconjuntivite, edema na fase, especialmente no focinho e orelhas, tumores subcultaneos gelatinoso e com exudado viscoso ao corte, anorexia e dispneia. A patogenia se verifica no local de penetração do vírus e no linfonodo regional, onde ocorre a replicação viral, e em consequência surge lesões no sitio primário de inoculação, caracterizadas por degeneração tecidual, necrose, edema e hemorragia. O vírus espalha-se rapidamente pelo sistema linforeticular para os órgãos internos e situos externos como orelha, focinho, lábios e pálpebras, agravando ainda mais a sintomatologia clínica.
O diagnostico é baseado nas observações clínicas. Os achados patológicos são esplenomegalia, linfonodos ademaciados e algumas vezes hemorragias. No caso de laboratório se realiza o teste ELISA, fixação de complemento, reação em cadeia polimerase (PCR) e isolamento do vírus.
Não há tratamento e sua profilaxia se dar através de vacinas atenuadas específicas, a partir da 4 semana de vida e revacinar semestralmente, bem como o controle de artrópodes e higiene do ambiente com água sanitária ou formol

Um comentário:

  1. aonde posso encontrar a vacina para mixomatose, voce sabe o nome comercial?

    ResponderExcluir